Londrina

A paróquia São Lucas: um marco Anglicano em Londrina

1954


Fé e arquitetura se destacam na esquina da rua Mossoró com a avenida Juscelino Kubitschek: a Paróquia São Lucas, a primeira Igreja Anglicana da cidade e região. Surgida nos anos 1940 a partir de uma pequena missão de ofícios, como estudos bíblicos e escola dominical, localizava-se ainda na rua Acre. 

O atual endereço da paróquia é um fruto da generosidade e da visão de futuro da Companhia de Terras Norte do Paraná, que doou os lotes para a construção da igreja em julho de 1945. As obras começaram em 2 de maio de 1948, culminando na inauguração solene em 27 de setembro de 1954. Este santuário tornou-se um marco religioso e um emblema da própria história da cidade. 

A arquitetura da edificação, com suas fachadas simples, mas elegantes, ornadas por pequenas torres e frontões decorados com relevos florais, é um espelho das raízes da comunidade Anglicana, que mescla a simplicidade com a profundidade espiritual. O projeto não apenas se destacou pela beleza, mas também pelo simbolismo, oferecendo um espaço de refúgio e contemplação espiritual no centro de Londrina.

Originalmente, a igreja era um ponto de encontro para a comunidade japonesa da cidade,   evidenciando um capítulo fascinante da diáspora japonesa e sua influência na região. A decisão inicial de realizar serviços em japonês não apenas sublinha a inclusividade da igreja, mas também a sua importância como um ponto de encontro cultural para a comunidade nipônica em Londrina. 

Essa prática não apenas serviu para fortalecer os laços comunitários, mas também para marcar a Paróquia São Lucas como um local de inclusão e diversidade. A história da Paróquia São Lucas é, portanto, um microcosmo da história de Londrina e da região, encapsulando as transformações sociais, culturais e espirituais de seus habitantes. 

Fonte: CERNEV, Jorge. Memória e cotidiano: cenas do Norte do Paraná: escritos que se recompõem Londrina: IPAC/UEL, 1995. / Inventário Arquitetônico, E-45 – Dir. de Patrim. Hist.Cultural – Sec. Mun. de Cultura, 2005. /  Roteiro da diversidade religiosa da cidade de Londrina (https://www.educacaopatrimonial.com.br/roteiros-culturais) / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.