Londrina

Igreja Assembleia de Deus em Londrina: primeiros tempos

1940


Na primeira metade do século XX, uma chama pentecostal começou a queimar na região Norte do Paraná. Vindos de Goiás, os primeiros mensageiros dessa nova fé chegaram a Ibiporã em 1939, liderados pelo diácono Pedro Ferreira de Azevedo. Humildes, mas inflamados por um "poder sobrenatural", realizavam cultos simples em casas de palmito com chão batido.

Guiado por uma luz divina, o irmão Azevedo veio para a região por conta própria, não recebia salário, vestia até roupas remendadas, mas operava curas divinas, expulsava demônios e trazia pessoas à salvação. Essa pequena comunidade de pioneiros pentecostais crescia rapidamente, alimentada pelo fogo do Espírito Santo.

Eles vinham para Londrina, trazidos pelo irmão Estevão Civalsci no seu caminhão, e realizavam cultos na frente das casas dos novos convertidos aqui existentes. Em 1940, o pastor Carlos Mazza chegou para liderar o rebanho em Londrina. Os cultos migravam de casa em casa, dos convertidos recém-batizados. Um salão na Vila Nova, depois na rua Amazonas, eram insuficientes para conter aquela fervente congregação.

Relatos contam que aqueles foram tempos difíceis, por conta da discriminação e até perseguições. Mesmo assim, seguiram em frente. Curavam, expulsavam demônios e disseminavam o Pentecostalismo pelas ruas da cidade.

Em 15 de maio de 1948, a Igreja Assembleia de Deus de Londrina foi oficialmente fundada por Mazza. Seis anos depois, sob liderança do missionário Leif G. Andersen, pelo preço de Cr$ 4.476,00, foi adquirido um terreno onde ergueriam seu primeiro templo de madeira, construído por Ruben Johanes Lundgren (João Lundgren). Neste terreno, situa-se a atual igreja sede de Londrina.

Fontes: Igreja Assembleia de Deus / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.