1949
A história do tradicional Hotel Londrina / Coroados tem início em meados dos anos 1940 com uma ideia visionária do médico Newton Câmara. Recém-chegado à cidade, que ensaiava seus primeiros passos, ele percebeu a carência de opções de hospedagem de alto nível para receber os muitos investidores e comerciantes que chegavam atraídos pelas oportunidades.
O edifício projetado pelo doutor Câmara foi inicialmente idealizado para abrigar um hospital oftalmológico, sua área de especialização médica. Mas o espírito empreendedor falou mais alto e ele reconheceu a maior necessidade de Londrina naquele momento de tornar-se um polo atrativo aos que tinham capital para investir no desenvolvimento da região.
Iniciada a construção em 1945, a imponente edificação de três andares em formato de "H" foi finalizada em abril de 1949, meses antes da inauguração como Hotel Londrina, marcada para o segundo semestre daquele ano. Concebido para ser o mais moderno e luxuoso da cidade, contava com 60 quartos e 30 apartamentos completamente mobiliados, além de bar, sorveteria e salão de chá.
No rescaldo da Segunda Guerra Mundial, a cidade testemunhou o nascimento de uma nova era de prosperidade e renovação, simbolizada majestosamente pelo Hotel Londrina/Coroados. Este estabelecimento era uma marca do otimismo e da recuperação econômica do Brasil pós-guerra, especialmente no Norte do Paraná.
O design do hotel refletia as tendências arquitetônicas da época, com um toque de elegância clássica. Seus quartos e suítes eram decorados com requinte, e as áreas comuns, como o salão de festas e o restaurante, eram palcos de eventos glamourosos, reforçando o status do hotel como um símbolo de luxo e sucesso.
Erguido estrategicamente ao lado da badalada Padaria Olímpia, reduto de encontro da sociedade local, o hotel tinha tudo para atrair e bem receber investidores e homens de negócio interessados nas oportunidades que a promissora Londrina apresentava.
Fontes: “Hotel Londrina / Coroados: um hotel de luxo para receber os investidores”, de Luis Antonio Palma Hangai e Paulo César Boni, encontrado em: “Hotéis históricos do Norte do Paraná”, organizado por Paulo César Boni e Juliana de Oliveira Teixeira. Midiograf, 2013. / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.