1958
Inserida na cidade nos anos 1950 sob o nome Igreja Evangélica Holiness do Brasil, a atual Igreja Missionária Central de Londrina construiu uma trajetória marcada por desafios, mas também por profunda fé e notável perseverança.
Foi em uma cerimônia solene que aconteceu a instalação da Igreja Evangélica Holiness de Londrina – Ala Brasileira, em 15 de junho de 1958, sob a direção do Reverendo Jonathas Thomas de Aquino, superintendente da Ala Brasileira.
A pequena igreja ocupava uma sede improvisada no centro da cidade, mais precisamente na avenida Paraná n ̊1109, e testemunhou ao longo de décadas a expansão de Londrina, enfrentando a falta de espaço e o ruído externo durante os cultos. Isso, porém, não arrefeceu o fervor de seus pioneiros, em sua maioria imigrantes vindos do interior paulista.
Nos anos 1960, agora com estatuto próprio após se desligar da igreja original, o templo se viu às voltas com a falta de acomodação para os fiéis, cada vez mais numerosos. Foi quando se decidiu construir uma sede maior e mais adequada, no endereço atual, à rua Brasil, 658. No mesmo ano, em 1973, o terreno foi adquirido e a pedra fundamental foi lançada.
Mas as obras se estenderam por anos, exigindo tenacidade e perseverança dos membros, além de muitas campanhas e doações. Durante a construção da igreja, as atividades aconteciam na sede da ULES – União Londrinense de Estudantes Secundaristas, na avenida Duque de Caxias.
Assim que a primeira parte ficou pronta em 1974, o espaço destinado ao salão comunitário serviu para a realização dos cultos até que a igreja fosse inaugurada em 1978. O templo, de nuances neoclássicas, é caracterizado por ser uma edificação de dois pavimentos, com uma escadaria de acesso ao templo e no térreo, o salão comunitário. A concepção do prédio foi baseada na planta de uma igreja coirmã americana.
Fontes: Igreja Missionaria Central de Londrina / Roteiro da diversidade religiosa da cidade de Londrina (https://www.educacaopatrimonial.com.br/roteiros-culturais) / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.