Londrina

O Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da UEL

1960


Entre os instrumentos de preservação da memória da cidade e região, Londrina conta com o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica da Universidade Estadual de Londrina (NDPH / UEL). Este núcleo, concebido nos anos 1960 como um projeto de um grupo de professores da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, acabou se transformando em um dos principais centros de documentação e pesquisa do Norte do Paraná.

Começou com uma campanha de coleta de documentos e peças significativas para um futuro Museu e Arquivo Histórico. Em 1973, já com o nome de Arquivo Histórico, foi transferido para o campus universitário, onde expandiu-se, enriquecendo-se com doações e ampliando suas coleções, especialmente a de periódicos.

Em meados da década de 1980, sob a iniciativa da área de História do Departamento de História e Filosofia, com o apoio vital de professores e estagiários, o arquivo foi revitalizado e reestruturado. Transformou-se em um laboratório prático para alunos e um centro de documentação e pesquisa. Com o passar dos anos, o CDPH não apenas cresceu em tamanho, mas também em estatura. Novos equipamentos, doações de coleções privadas e uma estrutura física e administrativa ampliada fizeram dele um nome respeitado no campo da documentação histórica. 

Em 2005, as novas instalações do CDPH foram inauguradas no térreo do Instituto de Referência em Ciências Humanas (IRCH), do Centro de Letras e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Londrina. Esta época também foi marcada por uma reformulação temática, com um foco especial na História das Américas, alinhando-se às linhas de pesquisa do Departamento de História da UEL, cujo programa de pós-graduação stricto sensu foca na História Social.

Em 2016, o CDPH passou por  outra transformação significativa, tornando-se um Núcleo de Estudos. Esta mudança administrativa, consolidada pela Resolução CEPE/CA Nº 072/2016, de 31 de agosto, trouxe uma nova gestão e um novo nome: Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica – NDPH. Com essa mudança, passou a ser gerido por um diretor e um vice, apoiados por um Conselho de Núcleo com funções deliberativas.

Fontes: Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica (NDPH / UEL) / Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.