1932
Distante apenas 15 km do centro de Londrina, está o distrito da Warta. Foi criado em 1953, mas com raízes que se estendem à década de 1930. A saga da Warta começa com a Companhia de Terras do Norte do Paraná e um engenheiro de origem polonesa que, por meio do boletim polonês LUD, fez propaganda em Curitiba, tratando das riquezas desta terra e prometendo cinco alqueires em datas para moradia. O objetivo era atrair famílias polonesas que estavam na região de Curitiba e em Santa Catarina.
Originários de uma Polônia fragmentada pela política e pela guerra, esses pioneiros buscavam no Brasil um refúgio e uma nova oportunidade de vida. A Warta, com suas terras férteis e promessas de prosperidade, apresentou-se como um cenário ideal para tal empreitada. Assim, atraídos pela divulgação de uma nova e promissora área a ser colonizada, vieram conhecer a região e perceberam que as terras eram de melhor qualidade do que as do lugar onde estavam morando. Assim, em 1932, Eduardo Cebulski adquiriu o primeiro lote daquela área, trazendo depois sua família.
Além de poloneses, alemães também se estabeleceram naquela região, formando juntos a primeira colônia na década de 1930. Em 1940, já haviam se instalado na região 30 famílias. O processo de adaptação não foi isento de dificuldades. Desafios com a língua, costumes diferentes e as agruras do trabalho rural marcaram o cotidiano desses imigrantes.
O nome "Warta", escolhido democraticamente pelos moradores e sugerido por João Langowski, é uma homenagem a um rio da Polônia, e significa, em polonês, "que tem valor". Essa escolha reflete a preciosa conexão que esses imigrantes mantiveram com suas origens, mesmo estando em um novo continente.
Com a geada negra de 1975, as plantações de café foram dizimadas, forçando muitos a procurarem novos caminhos, o que reduziu drasticamente a população do distrito. Atualmente, são poucas as famílias de poloneses que ainda residem por lá e ainda mantém vivas as tradições de sua cultura.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sua população no ano de 2010 era de 1.555 habitantes. Embora em termos territoriais a Warta seja o menor dos oito distritos de Londrina, ocupando uma área de 28 km², é o único localizado ao norte do município e possui uma destacada herança cultural, bem como de lugares com atrações turísticas e gastronômicas. Entre essas opções, estão pesque-pagues, o aeroporto 14 Bis, o Engenho Lazari (Alambique da Saúde) e o Strassberg Delícias Alemãs.
Fontes: "A história dos 'pioneiros' poloneses do distrito da Warta contada a partir de imagens fotográficas e da história oral", elaborado por Daniueber Lustri dos Santos. Artigo apresentado ao Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE 2016 / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.