Londrina

De estação ferroviária a espaço da memória da cidade

1986


A primeira Estação Ferroviária de Londrina foi um dos primeiros temas tratados pelo Londrina Histórica. Anos depois, no mesmo local foi erguido um prédio imponente, com linhas arquitetônicas caracteristicamente ecléticas, para abrigar a segunda Estação Ferroviária da cidade. 

Muitos anos se passaram. O município se transformou. E, desde dezembro de 1986, o local é ocupado pelo Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss. Fundado em 18 de setembro de 1970, nos porões do Colégio Hugo Simas, por iniciativa de professores e estudantes do Curso de História. Em 1974, o Museu passou a ser Órgão Suplementar da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

Para quem quer conhecer mais da história de Londrina e região, trata-se de um ponto de visita obrigatório. Além da beleza e da história do prédio em si, o Museu realiza exposições permanentes e temporárias e possui um rico acervo sobre a vida e os costumes do Norte do Paraná..

O acervo está organizado em 3 setores e seus números impressionam. O Setor de Objetos Tridimensionais é composto por coleções das mais variadas categorias de objetos e materiais representativos do cotidiano dos cidadãos londrinenses e da região, desde os primeiros colonizadores; são mais de 8.760 itens. Enquanto no Setor de Biblioteca e Documentação “José Garcia Molina” podem ser encontrados quase 286 mil itens, entre documentos textuais, mapas, plantas, microfilmes, periódicos, monografias, depoimentos etc., que retratam a história de pioneiros de Londrina e região.

Mas o setor que mais chama a atenção é o Setor de Imagem e Som “Eugênio Brugin”, com 656 mil peças, numa grande diversidade de tipos e suportes: fotografias, álbuns fotográficos, negativos de vidro, negativos flexíveis, slides, filmes de 16mm e 35mm, quadros, discos, fitas K-7 e vídeo. 

Entre as coleções fotográficas, destacam-se: as coleções de José Juliani, fotógrafo oficial da Companhia de Terras Norte do Paraná, que registrou o desenvolvimento de Londrina e região nas décadas de 1930 a 1960; Coleção de George Craig Smith, integrante da primeira caravana que chegou em Londrina em agosto de 1929 e registrou as primeiras imagens no Patrimônio Três Bocas; e Coleção de filmes de 16mm do pioneiro Hikoma Udihara, personagem que documentou a região entre as décadas de 1930 e 1960.

Assim, o acervo processado chega a 950 mil itens. Mas, se considerar a parte do acervo que ainda não está processada, a estimativa do próprio Museu é de que seu acervo alcance, na totalidade, mais de um milhão e duzentos mil itens.

O Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss fica na rua Benjamim Constant, nº 900 - Centro (Antiga Estação Ferroviária), em Londrina. E pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14 às 17h30, e aos sábados e domingos das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas. 

Fontes: Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.