Londrina

O Calçadão de Londrina

1977


No coração de Londrina, encontra-se um emblema de modernidade e tradição: o Calçadão. Situado na avenida Paraná, entre as ruas Prefeito Hugo Cabral e Minas Gerais, o Calçadão de Londrina se destaca como o epicentro financeiro e comercial da cidade. Foi implantado em 1977 e originou-se da reurbanização das praças Willie Davids, Marechal Floriano e Gabriel Martins. 

Mas sua importância vai além disso. É uma artéria vital que conecta o presente de Londrina com seu passado histórico, estando no eixo que outrora ligava Nova Dantzig (atual Cambé) à colônia do Jatahy (hoje Jataizinho).

A concepção do Calçadão é uma obra de arte arquitetônica, fruto da visão de Jaime Lerner, arquiteto e ex-governador do Paraná. Inspirado pela rua das Flores em Curitiba, Lerner projetou um espaço que respira modernidade e cultura. O desenho original do pavimento, um delicado mosaico português conhecido como “petit pavet”, é uma contribuição do arquiteto Hely Bretas.

Foi o primeiro calçadão do interior do país. O uso inovador de pedras portuguesas pretas e brancas, trazidas de Blumenau, em Santa Catarina, era um dos destaques. Para dar vida a este projeto, cinco quarteirões da avenida Paraná foram fechados ao tráfego de veículos, transformando o local em um ponto de encontro e convívio para os moradores.

É um espaço plural, onde os artesãos expõem seus trabalhos e, conforme a época do ano, grupos de teatro apresentam peças; músicos cantam, dançam e tocam. Assim, o Calçadão se consolidou como um local de expressão cultural e interação social.

Com o passar dos anos, mudanças vieram. A partir de 2010, o piso original vem sendo substituído por pavers, e as luminárias em forma de araucárias, também parte do projeto original, sofreram alterações. Apesar das mudanças, o Calçadão continua sendo um espelho da cidade: um lugar de encontro entre o antigo e o novo, onde a história e a modernidade coexistem harmoniosamente.

Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.