Londrina

A mansão dos Guimarães

1940


Entre ruas e avenidas, histórias são contadas pelas edificações que resistiram ao tempo e ao progresso. Uma dessas histórias é a da casa da família Guimarães, construída em meados da década de 1940, que se destaca na esquina da avenida São Paulo com a alameda Miguel Blasi, nos fundos da Catedral de Londrina e ao lado do Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon.

Esta casa, descrita como um dos primeiros "palacetes" de Londrina, simboliza um período em que a cidade começava a se moldar. Nos anos 1950, uma série de edifícios foram construídos nas proximidades. 

O desenvolvimento da cidade resultou na mudança do uso da casa que, em 1970, passou a acolher um estabelecimento comercial: o Restaurante Bierhaus, uma das primeiras choperias de Londrina, que ali funcionou até 1997.

Com o passar do tempo, o imóvel recebeu algumas adaptações e novos inquilinos, como  a empresa de restaurantes Dá Licença, em 2003. Mesmo assim, a casa mantém características originais, como a lareira e o piso de assoalho, preservando um pedaço da história em meio ao crescimento urbano.

A mansão dos Guimarães, portanto, não é apenas uma estrutura de tijolos e argamassa. Ela é um testemunho vivo de uma era que se esvai, um lembrete da importância de valorizar e proteger as raízes culturais e históricas de Londrina em meio ao ritmo acelerado da modernidade.

Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / Blog Cotidiano Urbano Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.