1970
Em 1970, Londrina hospedou o VII Campeonato Pan-americano de Judô, um evento histórico por vários motivos. Originalmente, o ginásio de esportes Moringão deveria ser o local das lutas, mas sua inauguração atrasou para 1972. Assim, o Instituto Filadélfia o acolheu em seu ginásio.
Mais que uma competição esportiva, esse torneio foi um símbolo da crescente importância do judô em Londrina e no Brasil. A cidade foi a primeira do interior a sediar o campeonato e recebeu competidores dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Venezuela e Brasil. O Brasil brilhou no torneio, conquistando sete medalhas, seguido pelos Estados Unidos e Argentina. Chiaki Ishii foi o grande destaque brasileiro, com duas medalhas de ouro.
Em uma publicação feita no Facebook por José Jantália, em junho de 2020, são lembrados aspectos que tornaram o campeonato um marco não só pelo esporte, mas também pelo significado cultural e histórico que carregou. Pela primeira e única vez, uma delegação japonesa se fez presente em uma competição panamericana. Foi a Federação Paranaense de Judô, sob a presidência de Matsuo Kuwamoto, que proporcionou a vinda da equipe japonesa e seus campeões do VI Mundial, realizado no México em outubro de 1969. Após as lutas oficiais do torneio pan-americano, os japoneses competiram amistosamente, "surrando" todos os oponentes das Américas.
Londrina recebeu campeões mundiais e figuras lendárias do judô. Na foto, estão os japoneses Sumiyuki Kotani (9º dan), maior autoridade do judô naquele momento; Yassuiti Matsumoto (8º dan), considerado o melhor técnico do mundo; o técnico Nobuyuki Sato (7º dan), campeão mundial meio-pesado 1967 e, anos depois, técnico do lendário Yasuhiro Yamashita; Kanato Anzai, que substituiu o campeão Massatioshi Shinomaki; Takafumi Ueguti, que substituiu o bi-campeão mundial Fumio Sassahara; e os campeões mundiais de 1969: Issamu Sonoda, Hiroshi Minatoya e Yoshio Sonoda, respectivamente peso-médio, leve e pena.
A publicação credita as informações ao sensei Liogi Suzuki, que considera que este foi o maior de todos os campeonatos pan-americanos de judô. A memória desse evento, cuidadosamente preservada em relatos e fotografias, continua a inspirar atletas e entusiastas da modalidade, destacando a importância de Londrina e do Brasil no cenário esportivo internacional.
Fontes: conta de José Jantália no Facebook / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.