Londrina

Colônia Internacional: ucranianos em Londrina

1930


Durante as décadas de 1930 e 1940, diversas famílias ucranianas chegaram em Londrina. Eles foram primeiro para a região Sul e Sudeste do Estado do Paraná, mas logo foram estimulados a se mudar para o Norte com a expansão proporcionada pela Companhia de Terras Norte do Paraná. 

Inicialmente, acomodaram-se em na Warta, mas logo surgiram conflitos com poloneses ali residentes, então parte da colônia mudou-se para a região conhecida como Colônia Ucraniana, hoje integrada à cidade de Apucarana. A ocupaçÃo teve presença importante, pois chegou a ter cerca de 140 famílias e mais de 100 lotes, em 1936. Em razão de sua presença, a primeira celebração religiosa na região foi ortodoxa, ocorrendo antes mesmo da primeira missa católica.

Em 1940, de acordo com uma pesquisa realizada por Alice Yatiyo Asari e Ruth Youko Tsukamoto, e publicada na dissertação de Priscila Martins Fernandes, de 2.100 moradias e 10.000 moradores existentes em Londrina, havia 172 ucranianos que eram proprietários de terras, confirmando a fama da cidade como uma Colônia Internacional. 

Na década de 1970, houve mais uma curiosidade que envolveu os ucranianos. David Elkind, descendente de ucranianos, foi contratado pela prefeitura para urbanizar a área ao redor do Terminal Rodoviário, na avenida Dez de Dezembro. Na época, quando a região dos Cinco Conjuntos estava sendo formada, Elkind teve a oportunidade de dar nome à principal avenida da região, e homenageou seu pai, Saul Elkind, que faleceu em 1975. O decreto que denomina a avenida foi publicado em fevereiro de 1981.

Fontes: “Curiosidades históricas sobre a presença ucraniana em Londrina”, de Leandro Henrique Magalhães. Artigo publicado em Minuto News – Unifil. https://blog.unifil.br/presenca-ucraniana-em-londrina. / “Identidades e Memória de Imigrantes Japoneses Descendentes em Londrina: 1930-1970”, de Priscila Martins Fernandes. 2010. Dissertação (Mestre em História Social) – Universidade Estadual de Londrina –UEL. Londrina-PR / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.