1930
Entre 1932 e 1933, quando Londrina ainda era um povoado, um grupo de pioneiros se reunia para estudar as obras da doutrina Espírita e organizar programas assistenciais e de evangelização. Famílias espíritas acolhiam pessoas sem recursos que chegavam à cidade e não tinham onde ficar. Esse tipo de ação, anos depois, levou à fundação do Albergue Noturno, localizado na Vila Nova.
Com o crescimento do povoado, o grupo sentiu a necessidade de criar um centro espírita organizado e estruturado conforme as orientações das obras de Allan Kardec. Assim, o Centro Espírita "Jesus é o Mestre" foi fundado em 1º de janeiro de 1934, 11 meses antes de Londrina tornar-se município. Em 1936, o Centro passou a ter sede própria na rua Amazonas, 804. No ano seguinte, ocorreu a posse da primeira diretoria eleita. Havia 44 sócios mantenedores. Em 1938, após a união com o Centro Espírita “Allan Kardec”, a entidade passou a se chamar “União Espírita de Londrina”, atendendo no mesmo endereço.
Em 9 de janeiro de 1949, o Centro fez o pedido de filiação à Federação Espírita do Paraná (FEP), sediada em Curitiba. A formalização aconteceu três meses depois, em 10 de abril. No ano seguinte, a entidade adquiriu um terreno na rua Santa Catarina, 429. Começaram as obras do prédio de alvenaria, com dependências adequadas ao funcionamento de uma casa espírita. A nova sede foi inaugurada em 30 de março de 1951.
No mesmo ano, na rua Araguaia, 539, foi iniciada a construção do Albergue Noturno. Cerca de dois anos depois, no dia 11 de maio de 1953, com a presença da diretoria da Federação Espírita do Paraná e de autoridades locais, o edifício foi inaugurado. O Albergue Noturno transformou-se em Lar dos Vovozinhos. Nos anos seguintes, várias outras instalações e programas foram iniciados, incluindo o Lar Anália Franco, em 1956, e o Lar das Vovós Gilda Marconi, em 1958.
Com o passar dos anos, novas casas espíritas foram surgindo em Londrina. Para unificar o movimento espírita da cidade, em 13 de dezembro de 1966 a “União Espírita de Londrina” passou a se chamar Centro Espírita Nosso Lar, nome inspirado no livro “Nosso Lar”, de André Luiz.
Fontes: Centro Espírita Nosso Lar / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.