1954
O restaurante Minato, localizado na rua Belo Horizonte, é especializado em comida oriental, oferecendo pratos tradicionais do Japão e da China. Sua história é um emblema da herança cultural e histórica da região Norte do Paraná, não apenas sob o viés da culinária, mas também sobre memórias, migração e encontros marcados.
Fundado por Shinzo Matsuco e Fusako Matsuco, descendentes de japoneses, o Minato nasceu de uma história de amor e destino. O casal, que se conheceu quando já estava na cidade, descobriu após o casamento que seus pais haviam chegado ao Brasil no mesmo navio.
Na Londrina de 1954, um caldeirão de oportunidades e desafios na terra da cultura cafeeira, Shinzo, um fotógrafo de profissão, e Fusako, determinada a abrir um restaurante de comida japonesa, decidiram lançar seu empreendimento na rua Minas Gerais.
A escolha do nome do estabelecimento teve uma trama envolvendo uma vidente. Procurada por Fusako, a mulher indicou “Minato”, que em japonês significa porto, simbolizando um local de movimento constante e encontros. Este nome profético refletiu a trajetória do restaurante.
Não demorou muito, Shinzo e Fusako receberam a indicação de um cozinheiro especialista em comida chinesa e então o Minato expandiu o seu cardápio. Segundo os proprietários, seu restaurante foi o primeiro do Paraná a ter um cardápio chinês.
Ao longo dos anos, o Minato, por meio de seus pratos e do atendimento, consolidou-se como uma referência na culinária oriental em Londrina. Com tanto tempo de história, a família foi crescendo e se envolvendo no negócio. Os filhos, noras e netos do casal acabaram entrando nas rotinas da administração e da cozinha do restaurante.
Fontes: Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) / Restaurante Minato / Blog Baixa Experimenta / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.