Londrina

O Parque das Indústrias Leves

1970



Em julho de 2011, o Parque das Indústrias Leves, situado na zona leste de Londrina, celebrou uma etapa de sua jornada rumo ao progresso e à revitalização. A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) destacou este momento em seu boletim, marcando um período de transformação significativa para o bairro. A área industrial do município vivenciou um renascimento, graças ao esforço colaborativo de empresários, comunidade e governo, especialmente da Associação das Empresas do Parque das Indústrias Leves (Aepil).

O Pacto Local, uma etapa crucial na implementação da metodologia de desenvolvimento promovida pela Rede de Participação Política, reuniu mais de 100 participantes, incluindo o prefeito de Londrina, Barbosa Neto. A celebração, realizada na Epesmel, simbolizou as primeiras vitórias dessa colaboração: um mutirão de limpeza, melhorias asfálticas e um projeto urbanístico, desenvolvido em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Esses avanços refletem um sonho antigo. Sob a administração de Dalton Paranaguá, entre 1969 e 1973, Londrina experimentou um período de mudanças estruturais significativas, marcando o início da industrialização da cidade. Em sua gestão foram criados a Sudesil (Superintendência do Desenvolvimento de Londrina), atual Codel, e o Parque das Indústrias Leves. 

Em 1974, o prefeito José Richa ampliou esse legado, doando um terreno de 10,89 hectares no Parque das Indústrias Leves para a construção da Epesmel - Escola Profissional e Social do Menor de Londrina. Fundada simbolicamente em 13 de maio de 1976, a escola só abriu oficialmente em 10 de dezembro do mesmo ano, tornando-se um símbolo de esperança e progresso para a juventude londrinense.

Fontes: Boletim Nosso Sistema – Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.