Londrina

Padre Erasmo Raabe e a gênese da Igreja Católica em Londrina

1931


O padre palotino Erasmo Raabe esteve em Londrina, no mês de novembro de 1931, a partir de um convite feito pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP). O visitante vislumbrou o potencial da região, pois sua jornada pelas terras ainda inexploradas revelou um lugarejo promissor, embora incipiente.

Passaram-se pouco mais de dois anos, quando o padre Erasmo retornou a Londrina. Veio acompanhando o bispo de Jacarezinho, Dom Fernando Taddei. Junto deles estava o também padre palotino Carlos Dietz. Chegaram no lugarejo em 9 de março de 1934 - era o tempo da Quaresma. O objetivo da pequena comitiva era instalar uma paróquia.

Na manhã seguinte, uma casa de madeira na esquina da atual avenida Paraná com a rua Professor João Cândido testemunhou o primeiro matrimônio católico da cidade. Orlando de Castro Palma e Theresia Matiasse uniram-se sob aquele teto simples, mas acolhedor, enquanto o padre Carlos Dietz presidia a cerimônia.

A casa era alugada e funcionou como sede provisória da paróquia do Sagrado Coração de Jesus, oficialmente criada em 11 de março de 1934. Dom Fernando Taddei, com seu olhar perspicaz, escolheu o padroeiro, vislumbrando um futuro de fé e crescimento para a paróquia que hoje abraça a Catedral de Londrina. O padre Carlos foi nomeado o primeiro vigário de Londrina. E, tornou-se missão conquistar um espaço para erguer uma igreja.

A CTNP, percebendo o fervor e a necessidade da comunidade, doou um terreno no ponto mais alto do lugarejo. Trata-se do mesmo lugar onde hoje está a Catedral de Londrina. Uma missa campal foi celebrada em 10 de abril de 1934, sob o céu aberto do Domingo de Páscoa, para abençoar o lugar onde foi construída a primeira igreja católica de Londrina.

A construção da igreja, iniciada em abril de 1934, foi um esforço coletivo, com muitos voluntários contribuindo. Willie Davids, então diretor técnico da CTNP, doou a planta da igreja, que se ergueu em pouco mais de quatro meses. Em 19 de agosto de 1934, uma missa presidida pelo padre Carlos Dietz marcou sua inauguração.

Fontes: Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.