1955
A repórter e apresentadora de televisão Dulcineia Novaes é um ícone do jornalismo paranaense. Dulcineia Novaes Felizardo Vieira nasceu em Martinópolis, no interior do estado de São Paulo, no dia 9 de agosto de 1955. Foi criada em Londrina, onde cursou jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL), sendo diplomada em 1979. Fez especializações em Marketing e em Direitos da Infância, além de um mestrado em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) em 2007.
Sua trajetória como jornalista começou na Folha de Londrina em 1978, atuando em diversas editorias. Em 1981, marcou a história da televisão londrinense ao se tornar a primeira mulher negra a ser repórter na televisão local, quando foi contratada pela TV Coroados, atual Rede Paranaense de Comunicação (RPC), afiliada à Rede Globo, onde trabalha até hoje. Dulcineia ficou conhecida por apresentar o programa semanal "Meu Paraná" e atuar como repórter para o Globo Repórter e o Jornal Nacional, com foco no Paraná e países vizinhos.
Sua influência ultrapassa as telas e as páginas dos jornais. Dulcineia é também uma acadêmica respeitada, atuando como professora universitária desde 2000. Ela lecionou em várias instituições, incluindo a UTP e o Instituto Superior de Administração e Economia-ISAE-FGV-PR, compartilhando seus conhecimentos em Telejornalismo Aplicado, Pesquisa em Cibercultura e Webjornalismo, entre outros temas.
Além de seu papel educativo, é uma pesquisadora ativa em vídeodifusão e cibercultura e participa regularmente de simpósios, congressos e seminários como debatedora. Ela também é conhecida por seu compromisso com questões sociais, sendo uma "Amiga da Criança" e membro da Agência de Notícias dos Direitos da Infância-ANDI.
O reconhecimento de seu trabalho também é expresso em vários prêmios recebidos, entre eles o Prêmio Dino Almeida, o Prêmio Fundação O Boticário de Jornalismo e o Troféu Raça Negra Jornalismo. Em 2021, a Câmara Municipal de Curitiba a homenageou pelos seus 40 anos de contribuição ao jornalismo.
Fontes: Rede Paranaense de Comunicação (RPC) / Linkedin de Dulcineia Novaes / Acervo Gazeta do Povo / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.