1980
O município de Londrina passou por uma significativa expansão em seu Sistema Municipal de Saúde durante a década de 1980, com a criação de um grande número de unidades de atendimento, inclusive para a zona rural, e pelo aumento do quadro de profissionais da área, como auxiliares, enfermeiros, odontólogos e médicos. Além disso, em 1984, foi estabelecido um laboratório para exames de análises clínicas para atender a população.
O rápido crescimento da rede de saúde acompanhou a expansão populacional nas regiões periféricas da cidade, devido à ocupação de conjuntos habitacionais. Esse fenômeno gerou uma maior demanda por assistência médica, o que levou o modelo de atenção à saúde a se adaptar para atender a essa nova realidade, passando a assumir características do modelo anterior médico-curativo.
É importante ressaltar que, nesse contexto, a discussão em nível nacional por um sistema de saúde integral e equânime atingiu seu ápice na 8ª Conferência Nacional de Saúde e culminou com a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) na Constituição Federal de 1988, um marco histórico para a saúde pública no Brasil.
Um acontecimento relevante para essa história em Londrina foi a criação da Escola Municipal de Enfermagem de Londrina (EMEL), que proporcionou a formação profissional e a capacitação de inúmeras pessoas para atuarem como auxiliares de enfermagem, atendendo a uma exigência da legislação da época.
Ao final da década de 1980, o município já contava com uma rede de 43 unidades de saúde, além de laboratório de análises clínicas e clínicas odontológicas, refletindo o esforço e o investimento na expansão e melhoria do sistema de saúde local. Esses avanços refletem não apenas o contexto local, mas também as transformações e discussões que marcaram a saúde pública no Brasil durante a década de 1980, culminando na criação do SUS e na busca por um sistema de saúde mais abrangente e igualitário.
Fontes: Secretaria Municipal de Saúde de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.