Londrina

Willie da Fonseca Brabazon Davids

1936



Willie Davids, nascido em 28 de novembro de 1883, em Campinas, foi um notável engenheiro e político brasileiro. Filho de Richard Gore Brabazon Davids, um engenheiro galês estabelecido no Brasil, e de Angelina Fonseca Davids. Willie casou-se com Carlota de Mello Peixoto e teve dois filhos, Willie e Nellie.

Diplomou-se em 1902 pela Seafield Park Engineering College, na Inglaterra, especializando-se como engenheiro eletricista. Ao término do curso, voltou ao Brasil.

Iniciou sua carreira na São Paulo Tramway, Light and Power Company, onde trabalhou até 1904. Depois, exerceu funções na City of Santos Improvements Co., onde seu pai foi engenheiro-chefe. Nesse período, foi responsável pela instalação da iluminação pública nas praias de Santos e pela aparelhagem necessária ao funcionamento dos bondes elétricos da mesma cidade.

Foi eleito e reeleito prefeito de Jacarezinho e deputado estadual de 1918 a 1925. Davids foi um dos responsáveis por fundar a Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná em 1920 e negociou a concessão da estrada de ferro, que foi inaugurada em 1924.

Além de seu trabalho ferroviário, Willie foi um dos membros da comissão que escolheu as terras a serem adquiridas pela Companhia de Terras Norte do Paraná (CTNP) em 1927. Em 1932, foi convidado para uma diretoria da Companhia e tornou-se um dos principais defensores da colonização do norte do Paraná. Foi supervisor de projetos de estradas de ferro, de rodagem e das cidades criadas pela colonizadora. Também comprou terras para formar a Fazenda União, destinada ao cultivo de café.

Em 1936, elegeu-se para a Prefeitura Municipal de Londrina, pelo Partido Social Democrático (PSD). Ficou na função até 1940. Logo no primeiro ano como prefeito, enfrentou um surto de febre amarela na cidade. Por essa razão, organizou uma missão que percorreu a mata para vacinar a população. Além disso, fundou um laboratório para preparo da vacina.

Era 1936, alguns pioneiros comandados por Arthur Thomas, Willie Davids e Antonio Camargo Ferraz fundaram uma sociedade beneficente, posteriormente denominada Irmandade da Santa Casa de Londrina. Queriam construir um hospital para atender a população, o qual foi inaugurado em 1944. O feito representou a independência da cidade na área de saúde. 

No campo da educação, destaca-se a criação Colégio Estadual Hugo Simas, em 14 de julho de 1937. O estabelecimento de ensino permanece no mesmo endereço onde foi construído: de frente para a rua Pio XII, entre as ruas Prefeito Hugo Cabral e Pernambuco. O terreno que ocupa foi uma doação da CTNP.

São muitos os feitos creditados a Willie Davids. Consta que abriu estradas, construiu pontes, criou escolas municipais em Nova Dantzig (hoje Cambé), Rolândia, Arapongas e Apucarana, ampliou a rede de água encanada, instalou iluminação elétrica, encampou um matadouro municipal de gado bovino, abriu o campo de aviação no patrimônio Espírito Santo – Aviação Velha, ajardinou praças, adquiriu tratores e caminhões irrigadores e implantou serviços públicos, principalmente o de Higiene. Willie Davids estava em sua fazenda, quando faleceu em 10 de junho de 1944.

Fontes: "130 anos de vida Parlamentar paranaense", de Maria Nicolas, 1954 / Acervo Londrina Histórica. 

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.