1977
Embora receba o nome de “Dez de Dezembro”, uma homenagem ao dia que Londrina tornou-se município, a Via Expressa, como também ficou conhecida, foi inaugurada em 11 de setembro de 1977. As obras foram conduzidas pela prefeitura, no período de 1975 a 1977, com o objetivo de conectar a BR-369 à PR-445, as duas principais rodovias que passam pela cidade. Com 8,5 quilômetros de extensão, tornou-se uma das mais importantes vias de Londrina, formando um grande eixo que “atravessa a cidade”.
A avenida Duque de Caxias mostrava sinais de que não teria condições de atender o volume crescente do tráfego, especialmente a carga pesada. Então, a prefeitura resolveu colocar em prática uma obra prevista no Plano Diretor do Município, elaborado em 1968. O projeto preliminar da nova via foi elaborado pelo arquiteto e urbanista João Baptista Bortolotti, então diretor do Departamento de Planejamento da Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Londrina.
Para a viabilidade financeira do projeto, o município foi beneficiado por um programa do extinto Banco Nacional de Habitação (BNH), que financiava grandes obras, incluindo vias expressas, nas cidades de médio porte, com o objetivo de incentivar a população do campo a permanecer nelas, porque o êxodo rural para as capitais estava muito intenso.
A região onde a Via Expressa foi implantada era, predominantemente, um vazio urbano. As obras que foram iniciadas no governo do prefeito José Richa (1973-1977) e entregues em 1977, durante a administração de Antonio Belinati, contemplaram, além da pista pavimentada, a construção dos viadutos nas interseções com a rua Bolívia e com as avenidas Celso Garcia Cid, Santos Dumont e Juscelino Kubitschek (na época, tinha o nome de rua Jacarezinho). A construção da avenida Dez de Dezembro ainda hoje é considerada um dos grandes marcos do planejamento urbano de Londrina.
Fontes: Blog Londrina / Prefeitura do Município de Londrina / Acervo Oswaldo Leite / Acervo Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.