1966
O restaurante Rodeio funcionava no centro de Londrina, no Calçadão, mais precisamente na esquina da alameda Miguel Blasi com a rua Professor João Cândido. Serviu seus famosos filés por mais de 54 anos, sendo especialmente lembrado pelo filé à parmegiana, que conquistou o paladar de muitos visitantes ao longo dos anos. O fechamento do restaurante aconteceu em 2020, sob o impacto dos efeitos sociais e econômicos da pandemia do Covid-19.
O proprietário, Arlindo Dessunti, criou o Rodeio em 1966, num período que Londrina vivia o auge da cultura cafeeira. Viu seu estabelecimento tornar-se testemunha do crescimento e das transformações do município ao longo das décadas seguintes. O local virou ponto de referência na cidade e também foi palco de diversas histórias peculiares, entre elas, o episódio em que um cliente esqueceu uma maleta estilo 007 no local.
A fama dos filés do restaurante eram tão grande que celebridades frequentemente os pediam sem consultar o cardápio. Ambiente de muitos encontros, recebeu personalidades políticas e artistas, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, a cantora Elza Soares, a dupla Chitãozinho e Xororó e os apresentadores Chacrina e Jô Soares.
Além disso, o restaurante contava com o garçom Nelson Faneco, um distinto senhor que trabalhou no local do primeiro ao último dia de atendimento da casa, sendo uma figura icônica na cidade. Testemunhou toda a transformação do Rodeio, de uma lanchonete 24 horas para um renomado restaurante à la carte.
O restaurante Rodeio representou um capítulo importante na história de Londrina, que certamente será lembrado com nostalgia e apreço por aqueles que tiveram a oportunidade de desfrutar de suas histórias e sabores únicos.
Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.