1979
O Bar Valentino nasceu em 1979, na avenida Bandeirantes, em uma casa de madeira que tornou-se seu maior símbolo. Seu fundador, o diretor de teatro do grupo Delta, José Antonio Teodoro, era apaixonado por cinema clássico e seus mitos, entre eles, Rodolfo Valentino, que dá nome ao bar e inspira a logomarca. Outros astros, como Humphrey Bogart, Marilyn Monroe e Rita Hayworth, adornam suas paredes e batizam sanduíches do cardápio.
Depois, o Valentino foi administrado pelo italiano Pino, que introduziu as massas no cardápio, carro chefe da cozinha do bar desde então. Na sequência, veio Marcos Marangoni, que manteve as tradições artísticas e culinárias. Em 1991, o bar chegou às mãos do casal Zanza e Valdomiro Chammé.
Estudantes, jornalistas, músicos, artistas plásticos e atores logo tornaram o bar o seu reduto. Nos anos 1980, como um pub, o Valentino recebeu as primeiras peças teatrais escritas especialmente para seu palco, além dos happenings, esquetes e lançamento de campanhas com cunho político e social.
Com o tempo, o bar consolidou-se como um parceiro de festivais, como o FILO e o Festival Internacional de Música de Londrina. É reconhecido como um espaço singular no incentivo ao surgimento e desenvolvimento de artistas da cidade, feito por meio de uma agenda histórica de shows de músicos, atores, poetas e escritores locais e de exposições na vitrine que divulgam talentos nas artes plásticas, gráficas e design. Exibições de filmes e apresentações de dança também compõem a trajetória de atrações do Valentino.
Enquanto ícone cultural de Londrina, o bar inspirou músicas, poemas, livro, curta-metragens, monografias de graduação e mestrado em antropologia, história, design, psicologia, economia, histórias em quadrinhos e ainda recebeu visitantes ilustres, nomes importantes das artes no Brasil e no exterior.
Em 2006, o Bar Valentino mudou de local. Numa operação de preservação e restauro, a casa de madeira foi desmontada e reerguida na avenida Prefeito Faria Lima, número 486, em frente ao Lago Igapó III. Junto, foi construído um espaço de eventos e um estacionamento.
Fontes: Londrina Tur / Londrina Cultura / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.