2014
Em 2014, foi lançado o documentário feito em vídeo “Vida Kaingang”. O filme conta sobre os índios dessa etnia que moram na Terra Indígena do Apucaraninha, localizada na confluência dos rios Apucarna e Apucaraninha e Tibagi, a 80 km de Londrina, na divisa entre os municípios de Londrina e Tamarana. Tradições da aldeia são apresentadas no documentário, como a Festa da Pesca do Pari (artefato de pesca feito de trançado de taquara, armado sobre canais de pedras dentro dos rios) e a Festa do Dia do Índio, celebrada em 19 de abril.
A Escola Estadual Indígena João Kavagtãn (Kawatain) Vergílio, que possui as séries iniciais do ensino fundamental e ensina tanto a língua kaingang como o português, e o Colégio Estadual Indígena Benedito Rokag, que possui o ensino fundamental e médio, também são destaques no filme. Ao longo dos cerca de 50 minutos de duração da obra audiovisual, são mostrados diversos depoimentos de moradores que contam o dia a dia da aldeia e sobre sua cultura, além de relatos sobre a manifestação feita em Brasília, no ano de 2014.
“Vida Kaiagang” tem direção de Nelson Akira Ishikawa, direção de fotografia de Luiz Carlos S. Monobi, produção por Lucas Monteiro Pullin, o diretor de produção é Nelson Akira Ishikawa, teve como operadores de câmeras Nelson Akira Ishikawa, Luiz Carlos S. Monobi, edição e montagem por Nelson Akira Ishikawa e projeto gráfico por Eduardo Carriça dos Santos.
Foi produzido com recursos do PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina) e as filmagens foram realizadas no primeiro semestre de 2014. O documentário “Vida Kaiagang” pode ser assistido no Youtube, com acesso gratuito.
Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / Projeto Conhecer Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.