Londrina

Terminal de ônibus no Bosque

1960


As transformações no transporte público da cidade ao longo das décadas estão entre as tantas memórias guardadas pelo Bosque Municipal Marechal Cândido Rondon. Durante décadas, entre os anos 1960 e 1980, em sua parte central ficou instalado o terminal de ônibus da cidade. O Bosque era cortado ao meio pela rua Piauí e justamente neste trecho as linhas de ônibus paravam no centro de Londrina.

Por volta de 1961, os ônibus da Viação Urbana Londrinense (VUL), exemplares das empresas de carrocerias Nicola e Caio, circulavam pelas ruas e avenidas do município com suas cores vibrantes, o vermelho e o amarelo.

À medida que Londrina prosperava, a demanda por transporte público também crescia, e o terminal do Bosque se tornou um ponto de encontro para milhares de passageiros diariamente. E, inevitavelmente, a estrutura existente atingiu sua capacidade máxima, exigindo adequações. 

A solução encontrada foi duplicar aquele trecho da rua e construir quatro plataformas cobertas para embarque e desembarque, visando garantir um fluxo mais eficiente de passageiros. Enquanto durou essa obra, o terminal funcionou temporariamente ao lado da Catedral Metropolitana.

Em 1988, um novo capítulo na história do transporte público da cidade foi escrito com a inauguração do Terminal Urbano de Passageiros, localizado no quadrilátero entre as ruas Professor João Cândido, avenida São Paulo, rua Benjamin Constant e avenida Leste-Oeste. Este novo terminal trouxe modernidade e maior capacidade para atender a uma Londrina em constante desenvolvimento.

Com essa transição, o terminal do Bosque foi desativado e, aos poucos, o local passou por transformações. Os pontos de ônibus foram demolidos, o Bosque foi cercado por uma grade em toda a sua extensão, e o trecho da rua Piauí foi interrompido para o tráfego de veículos. 

Fontes: Acervo Folha de Londrina / Transportes Coletivos Grande Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.