1932
O Cemitério São Pedro é uma cápsula do tempo georreferenciada que nos transporta para o período da formação de Londrina. Uma ideia que remonta a 1932, quando a Companhia de Terras Norte do Paraná traçou o planejamento urbano, sob a tutela do topógrafo russo Alexandre Razgulaeff. O cemitério foi concebido nos limites da cidade, longe das casas e dos equipamentos urbanos. No entanto, o que era periferia é agora centro do município.
O São Pedro é reconhecido como um ponto de convergência entre passado e presente. Foi o berço da última morada para muitos pioneiros que desbravaram essa terra. Como um silencioso guardião da memória, tornou-se um relicário de mais de nove décadas de histórias, onde o tempo se desenrola em sepulturas e mausoléus.
Está localizado entre as ruas Alagoas e Professor João Cândido e as avenidas Rio de Janeiro e Juscelino Kubistechek, situando-se nesta última o seu portão principal. Hoje, o Cemitério Municipal São Pedro, com seus 46.255 m2, abriga mais de 6 mil jazigos e conta aproximadamente 45 mil sepultamentos. Administrado pela Acesf, seu estilo tradicional, com túmulos acima do solo e majestosos mausoléus, é um tributo à tradição e ao respeito pelos antepassados.
Em 2021, para facilitar o acesso dos visitantes do São Pedro, a Prefeitura de Londrina liberou um link de acesso aos jazigos georreferenciados.O local de sepultamento e mais detalhes podem ser acessados pelo site da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) ou diretamente pelo link: https://acesf.londrina.pr.gov.br/buscador.
Fontes: Blog Londrina / Prefeitura do Município de Londrina / Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.