Londrina

Remy Duszczak e Luiz Vergés Dutra: professores pioneiros do ensino público

1933


Naqueles tempos áureos, quando a cidade ainda era um embrião de promessas, um jovem mestre desbravou os trilhos, o Rio Tibagi e a poeira da estrada, desembarcando em Londrina com o vigor dos sonhos e o título de nomeação em mãos, de acordo com o decreto estadual no 2.112, de 02 de outubro de 1933, assinado pelo Interventor Manoel Ribas. Remy Duszczak, nascido na Polônia, tornou-se o pioneiro do ensino público oficial nas terras promissoras.

Aos 20 anos, Remy recebeu a missão de “reger a escola para o sexo masculino no lugar denominado 'Londrina', município de Jataí”. Dias depois da nomeação, em 16 de outubro, chegou à cidade. Contou com a colaboração da Companhia de Terras Norte do Paraná, que lhe cedeu uma sala para funcionar a escola. Mas precisou aguardar a chegada do material escolar, o que somente ocorreu em fevereiro do ano seguinte.

Nesse momento, já havia se juntado à missão o professor Luiz Vergés Dutra. Natural de Curitiba, tinha 19 anos e era recém-formado como o colega. Foi nomeado pelo decreto no 275 de 9 de fevereiro de 1934. Remy e Luiz compartilhavam o entusiasmo frente ao desafio posto, ambos guiados pelo idealismo de educar. Além de ministrar as aulas, os dois também eram responsáveis pela zeladoria da escola. O professor Remy dedicou-se ainda às aulas noturnas, ofertadas a um grupo de adultos.

Cada um dos professores recebia bruto 240 mil réis, sendo que, com os descontos, o valor líquido aproximado era de 180 mil réis. O Boletim no  6, de 1982, do Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss, traz um texto sobre estes professores pioneiros e comenta que, comparativamente,  na época, um auxiliar de motorista ganhava 300 mil réis.

A despeito das dificuldades características de uma cidade em formação, dos escassos recursos e da ausência de orientação pedagógica por parte do Estado, Remy e Luiz perseveraram. Embora não tenham permanecido em Londrina, o legado deixado não se resumiu às lições ministradas nas salas de aula, mas à força de um idealismo que se tornou exemplo para as gerações futuras. 

Na foto, o professor Remy Duszczak com um grupo de alunos.

Fontes: Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.

Outras publicações:
Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.