Londrina

A primeira escola pública estadual

1933


Na esquina da rua Senador Souza Naves e avenida Celso Garcia Cid, onde anos depois foi construído o edifício Júlio Fuganti, um pequeno imóvel feito de madeira, constituído de apenas uma sala, abrigou a gênese do ensino público estadual em Londrina. Aconteceu em 1933, quando no mês de outubro a Companhia de Terras do Norte do Paraná, pelas mãos de Willie Davids, diretor da colonizadora, cedeu o espaço atendendo prontamente a solicitação feita pelo professor, responsável pela instalação e funcionamento da escola.

A sala foi o ponto de partida para uma jornada de educação que acompanharia o espetacular crescimento da cidade. Em fevereiro do ano seguinte, a escola ganhava vida com dois mestres, compartilhando a responsabilidade de desenvolver as atividades de ensino e os serviços de manutenção e limpeza da escola. O trabalho dos professores Remy Duszczak e Luiz Vergés Dutra constitui o exemplo do esforço incansável daqueles pioneiros que se empenharam na árdua tarefa de edificar os pilares da instrução naqueles tempos desafiadores.

O progresso, vertiginoso, encontrava seu parceiro inseparável na educação. Foi assim que, aquele pequeno recanto de ensino, ainda destinado somente ao ensino de meninos, tornou-se uma das sementes da fértil terra do conhecimento que, nos anos vindouros, fez de Londrina uma cidade reconhecida como polo educacional. Especialmente, estava ali a primeira referência da história do ensino público estadual que daria forma à Universidade Estadual de Londrina.

Fontes: Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss, Boletim No  6, 1982. / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.