1970
Em 14 de maio de 1970, a Folha de Londrina publicou uma nota na qual a Prefeitura de Londrina, por meio do arquiteto Léo de Judá Barbosa, da assessoria de planejamento, assegurou que o Ginásio de Esportes Moringão seria inaugurado até outubro daquele ano, portanto, a tempo de receber o torneio Pan-Americano de Judô. O Moringão foi inaugurado somente dois anos depois, em outubro de 1972.
Assim, Londrina sediou o VII Campeonato Pan-Americano de Judo, que aconteceu entre 18 e 23 de outubro de 1970, no Ginásio Esportivo do Instituto Filadélfia. Organizado pela Confederação Pan-Americana de Judô, no total, foram disputadas seis provas diferentes, todas no masculino. Entre os participantes, estavam competidores dos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Venezuela e Brasil.
O Brasil foi o campeão do torneio, com o total de sete medalhas. Depois veio os Estados Unidos, com cinco conquistas; e a Argentina, com três medalhas. O destaque brasileiro nos tatames daquele torneio foi Chiaki Ishii, com duas medalhas de ouro, sendo campeão tanto no peso-médio (até 93 kg) quanto na categoria aberta.
O Pan-Americano de Judô teve suas duas primeiras edições realizadas em solo cubano, em Havana, nos anos de 1952 e 1956. A seguir, a competição ocorreu Rio de Janeiro, em 1958, quando ainda era a capital do país. Depois, foi a vez da Cidade do México (México), em 1960. A Cidade da Guatemala (Guatemala), sediou a competição em 1965; e San Juan (Porto Rico), em 1968.
Como todas as cidades anteriores eram capitais, Londrina tornou-se então a primeira cidade do interior de um país a sediar esse campeonato. Isso pode dar um a dimensão da importância do judô praticado na cidade, naquele período. A edição seguinte, aconteceu em Buenos Aires, na Argentina, em 1972.
Na história dos pan-americanos da modalidade, o Brasil é o maior medalista, com 488 conquistas, entre o ouro (175), a prata (149) e o bronze (149). Na distinção dos pesos das medalhas, no quadro geral, Cuba fica em primeiro por ter 180 medalhas de ouro. Os norte-americanos estão em terceiro lugar na história dessa competição, em termos de medalhas conquistadas.
Fontes: Confederação Pan-Americana de Judô / Comitê Olímpico Brasileiro / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.