Londrina

Casa do Pioneiro: Masato Hirazawa

1952


Em 23 de outubro de 2012, durante as comemorações dos 41 anos de fundação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), foi inaugurada, ao lado do Centro de Tecnologia e Urbanismo (CTU), a casa do pioneiro japonês Masato Hirazawa. 

Erguida em 1952, na Rua Anita Garibaldi, 65, no Centro de Londrina, a casa de 78 metros quadrados, feita inteiramente de peroba-rosa, foi doada à UEL em 2008. Três anos de trabalho foram necessários para que cada detalhe, inclusive itens de mobília, encontrasse seu lugar nos aposentos. 

A casa que abrigou quase seis décadas de vida familiar era remanescente dos tempos da chácara Agari, que ficava no limite do quadrilátero central projetado pela Companhia de Terras Norte do Paraná. A família manteve a residência em excelente estado de conservação, uma das poucas remanescentes em meio à evolução da cidade. A construção foi montada na mesma posição em que estava no local original. 

A restauração da casa foi realizada com meticulosidade. O telhado e as paredes dos lados norte e oeste foram protegidos com uma submanta de cobertura em alumínio, enquanto paredes flexíveis fixadas no interior passaram a permitiram diferentes usos para os cômodos. O resultado foi um ambiente espaçoso e funcional, onde o vermelhão do piso da varanda tratou de manter uma das características das casas dos anos 1950.

Uma jabuticabeira de 70 anos, que outrora ocupava o terreno da casa, foi replantada nas proximidades, ocupando a mesma posição de antes. Era como se a árvore, assim como a casa, tivesse retornado ao seu local de direito.

O trabalho de restauração foi realizado por servidores da Prefeitura do Campus Universitário, com o apoio técnico dos professores do Centro de Tecnologia e Urbanismo e a coordenação do professor Humberto Yamaki.

A casa do pioneiro Masato Hirazawa tornou-se a sede do Laboratório de Paisagem, vinculado ao Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UEL, inaugurado na mesma ocasião. Criado sob a orientação de Yamaki, o laboratório surgiu com a missão de estudar a paisagem cultural do Paraná, explorando a relação entre o homem, o espaço e a natureza. 

Na cerimônia de inaugração da casa, além de representantes da Universidade de Londrina, participaram o pioneiro Masato Hirazawa, então com 92 anos, e os filhos dele, Roberto Hirazawa, Eliane e Maria Hirazawa, que nasceram e cresceram na antiga casa.

Fontes: Agência UEL de Notícias / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.