1932
Entre os primeiros empreendimentos comerciais de Londrina está a Casa Caetano. Em 1932, o povoado ainda não havia sido emancipado, mas a efervescência na localidade já era grande. Caetano Otranto desembarcou na cidade impulsionado pela promessa do amigo Javarina, comerciante do ramo de secos e molhados, estabelecido em Jatay, que lhe garantiu o fornecimento do estoque caso montasse o seu próprio negócio. Foi assim que, numa esquina da rua Heimital, hoje avenida Duque de Caxias, Otrano deu vida à Casa Caetano.
Na memória de Wilma Clara Otranto Chagas, filha de Caetano, como todas as edificações da época, a construção era toda em madeira Seguia o estilo da região, sem pinturas, mas carregava em si o charme da simplicidade. A residência, que logo receberia toda a família de Caetano – a esposa Conceição e os filhos –, ficava junto à loja e contava com dois quartos, uma saleta e uma cozinha peculiar, suas paredes eram feitas de troncos de palmito cortados ao meio e alinhados e a cobertura era montada com placas de zinco, tudo um testemunho da inventividade da época. O banheiro, uma casinha de madeira no fundo do quintal, apresentava-se como um capítulo à parte, com um buraco estrategicamente coberto por um assento rústico.
O quintal, mais parecendo uma chácara, abrigava um poço, uma cocheira e alguns galpões, tudo sob o olhar atento da exuberante mata que circundava o lugar. Entre clareiras e queimadas, o café se fazia presente, palavra mágica que impulsionava os dias naquela morada.
Os negócios prosperavam no ritmo do crescimento da cidade. A Casa Caetano era um universo em si mesma. Das prateleiras de secos e molhados, aos cantos onde repousavam artigos escolares, Caetano estabeleceu um elo entre necessidades e desejos. Haviam, com destaque, vinhos e finas bebidas, conservas nacionais e importadas.
Um anúncio da loja apareceu na primeira edição do jornal Paraná-Norte, publicado em nove de outubro de 1934. A chamada publicitária destacou a "afamada, saborosa e higienificada" Caninha Pés nos Queixos, produto exclusivo do empório de Caetano. Essa publicação teve desdobramentos, mas isso será tema para um outro texto do Londrina Histórica.
Fontes: Projeto Gênesis - Árvore Genealógica Família Otranto Chagas, disponível em http://arvore-genealogica.com/primordios-de-londrina-por-um-pioneiro / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.