1934
O alemão Karl Otto Muller fez o filme "Brasil: moradores alemães no Norte do Paraná", entre 1934 e 1935. Ele registrou cenas do Norte do Paraná e dos primeiros alemães que chegaram a esta região, junto com Oswald Nixdorf.
Em 1973, cerca de 40 anos depois, Klaus Nixdorf, filho de Oswald, recebeu um telefonema da Alemanha. Do outro da linha, estava Muller, que havia se aposentado e ganhava muito pouco. O ex-professor contou que, remexendo suas coisas, encontrou o filme sobre o Norte do Paraná. Devido à necessidade de fazer algumas vendas para sobreviver, ele estava oferecendo o filme a Klaus.
Embora tivesse considerado um absurdo o valor pedido por Muller, considerando a sua boa situação financeira na época, Klaus resolveu conversar com o seu irmão e então decidiram pagar o valor pedido para ter o filme. A família Nixdorf nunca tinha visto aquelas imagens. Quando os filhos mostraram o filme para o pai, Oswald chorou, pois "ali estavam imagens de muitos dos colonos que trabalharam com ele na época".
No ano seguinte, Klaus mandou fazer três cópias do filme em 16mm e as doou às prefeituras de Rolândia, Cambé e Londrina. Não há informações sobre o paradeiro delas. O original, ao menos até 1994, continuava com Nixdorf que, por volta de 1990, emprestou o filme para o Museu Histórico de Cambé fazer uma cópia em 16mm.
O original tem alguns dizeres em alemão, mas Klaus Nixdorf mandou fazer legendas em português, trocando por aquelas em alemão. Nos anos 1980, foi feita uma versão em VHS do filme, na TV Tropical de Londrina. O Museu Histórico de Cambé e a Secretaria Municipal de Educação de Londrina tinham uma cópia desta fita em VHS, que eram usadas como material didático nas escolas da rede municipal.
Fontes: “Memória: Produção Cinematográfica em Londrina”, de Caio Julio Cesaro – monografia de conclusão do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Universidade Estadual de Londrina, 1995 / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.