Londrina

"Brasil: moradores alemães no Norte do Paraná" – 1ª parte

1934


"Brasil: moradores alemães no Norte do Paraná", um filme em preto e branco e sem som, capturou a visão do alemão Karl Otto Muller, retratando uma jornada de 17 minutos e 30 segundos que guarda imagens do Norte do Paraná, entre 1934 e 1935.

O filme feito em película 16 mm descreve a epopeia de Ourinhos a Jataizinho a bordo de um trem, o surgimento da colônia Heimtal e a sede da Companhia de Terras Norte do Paraná, em Londrina. Do esplendor das plantações de café à imponência das matas virgens, somos transportados para uma era de experimentos agrícolas na propriedade de Oswald Nixdorf, testando culturas como rami, cana-de-açúcar, alfafa, café, mamona e mandioca. Nas imagens, Nixdorf aparece com os filhos, orientando os trabalhadores da fazenda. 

Karl Otto Muller era amigo de infância de Oswald Nixdorf. Os dois estudaram juntos em Bremem, na Alemanha. Oswald nasceu em 7 de junho de 1902, na mesma cidade. Formou-se engenheiro agrônomo. E, exercendo suas funções, recebeu uma missão singular. Financiado pelo Ministério da Agricultura da Alemanha, fora incumbido de encontrar um lugar no Brasil ou na Argentina que pudesse receber cidadãos alemães, já que o desemprego no país era muito grande. 

Oswald Nixdorf não chegou a ir até a Argentina. Na Inglaterra, iniciou as negociações com a Paraná Plantations. Chegou ao Norte do Paraná em 1932, gostou do que viu e fundou a Gleba Roland, que deu origem à cidade de Rolândia.

Idealista e empreendedor, Nixdorf comprava e vendia terras e a produção local. Numa viagem que fez à pátria natal, encontrou o amigo de infância, o professor Karl Otto Muller, e lhe contou sobre os negócios no Brasil. Pouco tempo depois, Muller veio visitar Oswald, carregando consigo uma câmera portátil 16 mm e fez as imagens da região. O filme, somente revelado na Alemanha, era um testemunho visual das vidas e esforços daqueles que trabalhavam lado a lado com Nixdorf.

Fontes: “Memória: Produção Cinematográfica em Londrina”, de Caio Julio Cesaro – monografia de conclusão do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Universidade Estadual de Londrina, 1995 / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.