1935
Era o ano de 1935, um marco na história política do Estado do Paraná, quando após cinco anos de regime de exceção decorrente da Revolução de 1930, finalmente, as eleições para prefeitos e vereadores foram realizadas. Na Comarca de Jataí, em Londrina, a 33ª Zona Eleitoral, um evento singular se desenrolou.
No cenário eleitoral, um candidato se destacava: Willie da Fonseca Brabazon Davids, concorrendo sozinho à vaga de prefeito. Sua aura carismática e postura firme conquistaram a confiança do povo. Sua eleição se confirmou no dia 12 de setembro de 1935. O Partido Social Democrático (PSD) angariou 178 votos para sua legenda, enquanto o Partido Integralista enfrentou uma expressiva derrota, contabilizando apenas 23 votos, não conseguindo eleger nenhum vereador.
Os eleitos pelo PSD para ocupar as seis cadeiras da Câmara Municipal eram homens de reputação e visão política. Destacou-se Seraphim de Almeida, o mais votado com 28% dos votos, e João Wanderley, eleito presidente da 1ª Câmara Municipal de Londrina. O outros quatro vereadoes eleitos foram João Figueiredo, Jacintho Antenor Cardoso, Honório Martins Ribeiro e Luiz Estrella.
Na sala da Câmara, na sede da Prefeitura, o prefeito e os vereadores tomaram posse em 20 de janeiro de 1936, às dezessete horas. A histórica primeira sessão da Câmara de Londrina, presidida por João Wanderley, ocorreu em 6 de fevereiro de 1936.
Willie Davids iniciou seu governo constitucionalmente, mas seu mandato encontrou um fim abrupto em 10 de novembro de 1937, quando o presidente Getúlio Vargas, com apoio das Forças Armadas, deu o golpe de Estado e instaurou o Estado Novo. Os governadores tornaram-se Interventores, as câmaras legislativas foram dissolvidas e os prefeitos destituídos.
Fontes: Câmara Municipal de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.