Londrina

A bandeira de Londrina

1959


A bandeira de Londrina é um símbolo oficial do Município. Idealizada por Guilherme de Almeida, foi instituída pela lei municipal nº. 508, de 27 de novembro de 1959. 

O formato da bandeira municipal segue as mesmas medidas aplicadas à bandeira nacional: 20 módulos por 14 módulos. A bandeira de Londrina é formada por um retângulo vermelho, com quatro estrelas prateadas postas em cruz, simbolizando a constelação do Cruzeiro do Sul. Representa o Município em desfiles cívicos, festividades, escolas e em outras localidades. É hasteada diariamente na Prefeitura e na Câmara Municipal.

O vermelho cereja representa a cor da terra, a fertilidade e simboliza o entusiasmo, a coragem e o espírito de luta. Centradas, as estrelas de prata lembram, o Cruzeiro do Sul, os quatro continentes de onde vieram os pioneiros fundadores de Londrina e representam a inspiração, o caminho e o rumo. Equidistantes, as estrelas simbolizam ainda a expansão em todos os sentidos e direções, os braços abertos aos quatro pontos cardeais e o equilíbrio. 

As estrelas são de 5 pontas, e são desenhadas inscritas num círculo imaginário de 2,5 módulos de diâmetro. Além disso, as duas estrelas centrais distam verticalmente em um módulo das extremidades.

No artigo 22, da Lei nº 508, está expresso que é proibido “o uso da Bandeira Municipal, na integridade ou em qualquer de suas partes integrantes, nos rótulos ou invólucros de produtos postos à venda e, bem assim, na propaganda ou qualquer outro ato ou expediente de natureza comercial ou individual”. Há ainda no artigo um parágrafo único que dispõe: “na proibição deste artigo não se compreende a gravação ou reprodução da Bandeira Municipal em objetos de cerâmica, metal e madeira, desde que previamente autorizada pelo Prefeito Municipal”.

A lei municipal nº 3.322/1981, que atualizou a descrição do brasão de Londrina, também autorizava a realização de um novo concurso para escolha de uma nova bandeira. No entanto, a bandeira permanece a mesma desde a sua adoção em 1959.

Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / Câmara Municipal de Londrina / TUMA, Magda Madalena - Viver é Descobrir - 3ª série - Editora FTD, 1999 / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.