2006
A Casa representa a memória histórica de Madre Leônia Milito, de Dom Geraldo Fernandes e de fundadores da Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret. Revela ao visitante a riqueza histórica, espiritual e carismática da Congregação das Missionárias de Santo Antônio Maria Claret, bem como parte da cultura religiosa do Norte do Paraná. Desde sua inauguração em 2006, esse espaço preserva a essência do passado.
Originalmente, a casa foi morada das irmãs claretianas e de Madre Leônia no período de 1957 a 1980. Ao percorrer seus cômodos, é possível vislumbrar as rotinas e as vivências das irmãs, contando histórias de devoção, serviço e amor ao próximo. Detalhes trazem memórias à tona. O acervo histórico foi organizado a partir da seleção de objetos: móveis antigos, utensílios e imagens, permitem a volta a um tempo em que a simplicidade era valorizada e o trabalho moldava as vidas das irmãs. Documentos e registros históricos revelam a trajetória da congregação e seu impacto na comunidade, traçando uma linha do tempo que conecta gerações e estabelece uma herança de fé. E ainda são encontradas as salas temáticas.
A Casa da Memória é apenas um dos espaços no abrangente Complexo Madre Leônia, um local que foi reconhecido pelo poder público municipal como polo de interesse turístico, histórico, religioso, cultural e social da cidade. Este complexo, verdadeiramente sagrado para a comunidade católica local, abriga inúmeras instituições de valor inestimável, que incluem o Santuário Eucarístico Mariano, o Instituto do Coração de Maria, o Centro Missionário Madre Leônia, a Paróquia São Vicente de Paulo, o Asilo São Vicente e o Centro de Educação Infantil Santo Antônio.
No endereço marcado pela Rotatória Rodolfo Massaro, nº 300, o visitante é convidado a adentrar na Casa da Memória, onde o tempo costura o passado e o presente em um tapete de recordações. Ali, o acervo da congregação é guardado com dedicação, como um legado a ser compartilhado com aqueles que desejam conhecer as raízes que compõem a cultura local. O acesso é gratuito.
Além do complexo, há outras localidades de referência a Madre Leônia, como a Capela Nossa Senhora do Caminho, situada na BR-369, no acesso à cidade de Cambé.
Fontes: Casa da Memória Madre Leônia Milito / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.