Londrina

ACIL: um legado de união e desenvolvimento

1937


Em Londrina, há uma entidade que ecoa as vozes e anseios dos empresários e da sociedade: a Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). Por meio da união com a sociedade, a ACIL busca soluções para os desafios que afligem a coletividade, reafirmando sua missão de ser uma organização relevante para as empresas e para Londrina, fomentando o associativismo e impulsionando a economia local.

Desde seus primeiros dias, a ACIL mostrou sua capacidade de luta e sua determinação em enfrentar desafios. A primeira batalha foi pela ampliação do número de vagões disponíveis para escoar a produção do município e da região. A terra era fértil e produtiva, mas os trens não acompanhavam o ritmo. Na ocasião, a ACL reivindicou e obteve sucesso nessa empreitada.

Outra luta marcante foi a construção da ponte sobre o Rio Tibagi. Uma ideia que, inicialmente, não encontrava simpatia do governador-interventor. Nesse caso, a ACIL persistiu, articulou-se e manteve vigília até que a ponte fosse finalmente inaugurada.

A ACIL sempre esteve à frente das batalhas comerciais e sociais da cidade. Em 1953, contestou o fechamento do comércio aos sábados. Também alertou, em 1962, sobre a necessidade de industrialização para fortalecer o PIB local. E não parou por aí: a associação se envolveu em ações para melhorar a segurança pública: em 1963, cobrou o governo estadual; em 1988, recuperou viaturas; em 1996, ajudou a viabilizar a construir a Casa de Custódia.

Ao longo dos anos, a Associação enfrentou desafios contemporâneos, destacando-se na defesa da liberdade de expressão durante os anos 1970 e 1980, em prol da democracia. Na virada para o século XXI, a entidade deu origem ao movimento "Pé Vermelho, Mãos Limpas", que pedia a cassação do prefeito por improbidade administrativa, mostrando seu compromisso com a ética e a transparência na gestão pública. A cassação ocorreu em junho de 2000.

A história da ACIL é marcada pela colaboração com diversas instâncias de organização da sociedade londrinense. Seja apoiando o Londrina Convention & Visitors Bureau, o Fórum Desenvolve Londrina, a Garantinorte, o Sicoob, o programa Compra Londrina ou o Observatório de Gestão Pública, a ACIL se engaja no desenvolvimento da cidade em parceria com outras entidades do setor produtivo.

Participou da doação de um anteprojeto para a construção do Terminal Metropolitano de Transporte Coletivo, contribuiu para a criação do novo Batalhão da Polícia Militar, a duplicação da PR-445, a construção da trincheira da Bratislava e do viaduto da PUC. Além disso, trabalhou para fomentar o empreendedorismo nas escolas, a estruturação do Tecnocentro e do Ecossistema de Inovação, e a elaboração do MasterPlan da cidade.

Fontes: Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL) / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.