1970
Foi em 1970, quando o Museu Histórico de Londrina dava seus primeiros passos, que a jovem Marina Zuleika Scalassara iniciou a sua trajetória nessa casa de memórias. A estrutura era precária e o lugar ainda se chamava Museu Geográfico e Histórico do Norte do Paraná. Zuleika começou a trabalhar ao lado do padre Carlos Weiss, uma figura que se tornaria uma inspiração em sua vida.
Natural do Interior de São Paulo e formada em Pedagogia, chegou em Londrina e começou a lecionar no Colégio Mãe de Deus. Pouco tempo depois, foi trabalhar na Faculdade de Filosofia e Letras como auxiliar de tesouraria. O museu era uma ideia que ganhou corpo nas aulas de História da antiga faculdade de filosofia, como uma atividade de duas disciplinas, com os professores padre Carlos Weiss e Maria Dulce Alho Dotti.
Embora Zuleika tenha começado sua dedicação às atividades do Museu em 12 de janeiro de 1970, a inauguração oficial só ocorreu em setembro daquele ano. No início, o professor Carlos Weiss propôs aos alunos uma pesquisa de objetos históricos das famílias londrinenses. Aos poucos, o material foi sendo juntado e apareceram as dificuldades do início, pois os alunos faziam uma catalogação mais geral, enquanto os trabalhos do Museu tinham por propósito uma catalogação mais científica e precisa. A limpeza e conservação desses objetos históricos também exigiam conhecimentos específicos, e a experiência do padre, filho de um funcionário de um museu na Alemanha, revelou-se valiosa, mesmo que não atualizada devido ao avanço da museologia.
Zuleika Scalassara logo se apaixonou pelo trabalho no museu e sentiu uma conexão profunda com a história e a cidade de Londrina. Seu amor à pátria e o desejo de preservar as memórias coletivas levaram-na a se especializar em museologia, sendo uma das primeiras a fazer o curso de pós-graduação na área no Brasil, na Universidade de São Paulo (USP), iniciado em 1980. Sua dedicação e busca pelo conhecimento abriram caminho para que outros profissionais seguissem essa jornada.
Zuleika aposentou-se compulsoriamente em 2003, e depois de tantos anos de dedicação, demonstra o orgulho de ter feito parte do Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss. Ela testemunhou o crescimento e a evolução do museu ao longo dos anos, ciente de que seu trabalho contribuiu para a preservação da história e a conexão entre o passado e o presente.
Fontes: Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Portal do Servidor Aposentado da UEL / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.