1934
Na década de 1920, a região que hoje abriga a cidade de Londrina era chamada de Patrimônio Três Bocas, localizada no caminho da ferrovia "Ourinhos - Foz do Iguaçu", a qual atravessava o município de Jataizinho. Foi nesse cenário que a história de uma cidade começou a ser escrita.
Era 1925, a Companhia de Terras Norte do Paraná deu início ao processo de colonização da região, trazendo consigo um lema ambicioso: "a mais notável obra da colonização que o Brasil já viu". Com orientação de imigrantes britânicos, as terras foram divididas em lotes urbanos e rurais relativamente pequenos e vendidas para famílias vindas de diversas partes do Brasil, especialmente do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Além disso, imigrantes italianos, alemães e japoneses foram atraídos pela promessa da "terra roxa" e da "terra sem saúvas".
Antes mesmo da chegada da primeira caravana, o cultivo do café já havia se estabelecido nessas áreas férteis, marcando o início do primeiro ciclo econômico da região. E foi em 1929 que Londrina surgiu como o primeiro ponto de apoio da colonização empreendida pela Companhia de Terras Norte do Paraná. Aos poucos, essa pequena localidade começou a ganhar forma e vida.
O momento mais marcante ocorreu em 3 de dezembro de 1934, quando o interventor Manoel Ribas assinou o Decreto Estadual nº 2.519, criando o município de Londrina. E assim, no dia 10 de dezembro daquele ano, Londrina foi oficialmente fundada. Seu território ocupava uma área vasta de 923.117 alqueires.
O desenvolvimento da cidade também trouxe a necessidade de uma estrutura jurídica e, em 18 de janeiro de 1938, foi criada a Comarca de Londrina pelo Decreto nº 2.613. A instalação oficial ocorreu em 27 de janeiro de 1938, com Augusto Faria Rocha se tornando o seu primeiro Juiz de Direito titular.
Fontes: Tribunal de Justiça do Paraná, disponíel em https://www.tjpr.jus.br/documents/397262/4513290/LONDRINA/03ad940f-21cc-4efc-8cd1-04c635262c29?version=1.0 / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.