1940
A década de 1940 era uma época de transformações e muitos desafios, em que Londrina se esforçava para se estabelecer como uma cidade em pleno crescimento. A aviação civil, em particular, encontrava-se em um momento de renascimento após o fim da II Guerra Mundial. O aeroporto da cidade estava destinado a se tornar um ponto de conexão vital para a cidade e seus arredores. E a necessidade de um novo aeroporto havia se tornado urgente.
Assim, uma porção de terras próxima ao centro da cidade, localizada em uma área rural conhecida como "Seção Ikku", foi adquirida pela prefeitura. A "Seção Ikku" ficava na região leste de Londrina e pertencia a imigrantes japoneses que haviam comprado essas terras ainda no início dos anos 1930.
Durante a guerra, os imigrantes japoneses enfrentaram muitas dificuldades e restrições, sendo considerados quase como "inimigos" do “povo brasileiro”. Como medida de sobrevivência naquela época conturbada, muitos venderam suas propriedades. A legalização dessas terras que pertenciam à colônia japonesa enfrentou atrasos burocráticos devido ao confisco das escrituras pelo governo federal. Assim, a concretização do novo aeroporto encontrou-se levou mais tempo do que o planejado.
E foi em 29 de outubro de 1945 que o Aeroporto de Londrina começou a ganhar vida, a partir de um ato simbólico e inesperado. Aproveitando o momento de instabilidade política após a deposição do Governo Vargas, dois pilotos-alunos do Aeroclube, os médicos Jonas Farias de Castro Filho e Afonso Haikal, tomaram a iniciativa ousada de "emprestar" dois tratores da prefeitura. Com essas máquinas, eles começaram a remover os pés de café abandonados pelos japoneses na “Seção Ikku”.
Em 1949, a pista do novo aeroporto estava praticamente pronta. Mas foi somente em 1953 que a prefeitura e o Departamento de Aviação Civil (DAC) decidiram transferir todas as operações do antigo aeroporto para o novo local, mesmo que este ainda operasse de modo precário e sem uma pista pavimentada. Três anos depois a pista do novo aeroporto seria finalmente pavimentada, seguida pela construção de uma nova estação em 1958 e de uma torre de controle em 1962.
Fontes: Aeroporto de Londrina / Blog Londrina Histórica, disponível em https://londrinahistorica.blogspot.com / Acervo Londrina Histórica.
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