1938
Foi em maio de 1935 que o jornalista Humberto Puiggari Coutinho, do Jornal Paraná Norte, lançou a proposta de se construir um aeroporto em Londrina. Diante das dificuldades e do desconforto do transporte da época, o acesso à cidade dependia dos trens abarrotados da Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná, a SPP, ou dos ônibus, principalmente da Viação Garcia, que enfrentavam as péssimas condições das estradas.
O jovem município crescia de forma acelerada, impulsionado pela plantação de café, o "ouro verde" que fazia as riquezas da região na época. Londrina precisava de um aeroporto. A missão coube ao prefeito Willie Brabazon da Fonseca Davids que foi buscar ajuda da diretoria da Aeronáutica Civil (DAC), vinculado ao então Ministério de Obras e Viação, conseguindo com este órgão vinte contos de réis, verba considerável à época, para viabilizar a obra.
A área escolhida ficava na estrada que leva aos patrimônios Regina e Espírito Santo, a apenas cinco quilômetros da cidade, próximo ao Ribeirão Cafezal, e era parte da fazenda pertencente aos irmãos Edson e Mábio Palhano. O terreno de 24 alqueires, abrangendo 580.200 m², foi adquirido pelo município pelo montante de dezoito contos de réis. Com os dois contos de réis restantes, a prefeitura deu início às obras em maio de 1938, empregando 25 trabalhadores e dois tratores em sua execução.
Seguindo os padrões da época, foram construídas três pistas, dispostas em formato de tesoura semi-aberta, visando operar de acordo com as melhores condições de ventos possíveis. A pista principal tinha 1.000 metros de extensão, a segunda media 750 metros e a terceira, 650 metros. Todas tinham uma largura de 100 metros e não eram pavimentadas. Além disso, um depósito de combustível, chamado de "essência", foi instalado para abastecer as aeronaves.
As obras foram concluídas nos primeiros dias de setembro de 1938. Trata-se de uma estrutura que representaria um novo horizonte para a cidade e sua população, abrindo caminho para o desenvolvimento econômico e encurtando as distâncias entre Londrina e o resto do país. A cidade começou, então, os preparativos para a inauguração de seu aeroporto.
Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.