1973
O primeiro transplante de rim do Paraná foi realizado em 10 de junho de 1973, no antigo prédio do Hospital Universitário de Londrina (HU), na rua Alagoas esquina com a rua Pernambuco, por uma equipe de 25 profissionais; docentes e funcionários da Universidade Estadual de Londrina. Dentre eles, o chefe da equipe, o médico e professor Dr. Lauro Brandina.
Ao Portal do servidor aposentado da UEL o Dr. Lauro contou que o feito só foi possível graças ao apoio do reitor Dr. Ascêncio Garcia Lopes e do diretor do HU na época, Dr. Lúcio Tedesco Marchesi. Assim, o centro cirúrgico do HU foi reformado e equipado especialmente para esse procedimento pioneiro.
O paciente era Egídio Ramazotti, um jovem operário de 24 anos, diagnosticado com insuficiência renal crônica. Seu próprio irmão foi identificado como doador compatível. Durante cerca de quatro horas, a equipe trabalhou para realizar a cirurgia. O Dr. Lauro Brandina descreveu o procedimento como tranquilo e o paciente teve uma excelente evolução pós-operatória. "O receptor viveu com o órgão transplantado por mais de 30 anos, vindo a falecer por outra causa não relacionada ao rim ou ao transplante".
Além de ser o primeiro transplante no Paraná, foi um dos primeiros no Brasil, pois mesmo nas capitais, o procedimento ainda não era realizado. Lauro disse que a cirurgia teve grande repercussão nos veículos de comunicação e que recebeu homenagem na Câmara Federal. A cidade de Londrina ganhou destaque nacional na área de Urologia, tornando-se referência para outras equipes médicas em todo o país. Diversos profissionais vieram de diferentes regiões do Brasil para aprender com a equipe liderada por Dr. Lauro Brandina e testemunhar o procedimento.
Poucos meses depois, em outubro, a equipe médica realizou o primeiro transplante com doador cadáver no Paraná. E, em seguida, foi realizado o primeiro transplante em crianças, confirmando a inovação da medicina em Londrina.
Fontes: Portal do servidor aposentado da UEL / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.