1963
Assis Chateaubriand inaugurou a televisão brasileira em 18 de setembro de 1950. A TV Tupi entrou em operação também como a primeira emissora da América Latina e a quarta do mundo. Em 1959, a televisão brasileira ainda mantinha-se como uma novidade, mas o visionário Chateaubriand tinha planos ambiciosos para expandir o alcance da TV no país, especialmente com o objetivo de consolidar a Rede Tupi. Nesse mesmo ano, em uma visita a Londrina, a convite de Horácio Coimbra, diretor da Companhia Cacique de Café Solúvel, Chatô fez a ousada promessa de instalar na cidade a primeira televisão do interior do país.
Londrina vivia o apogeu da cultura cafeeira na região. A cidade era referência nacional. E a ideia de ter uma emissora de televisão local ganhou forma em 31 de outubro daquele mesmo ano, com a realização da assembleia de constituição da empresa Rádio Televisão Coroados S/A. Como a TV Tupi, o nome "Coroados" também é uma referência indígena em homenagem ao povo que habitava originalmente a região onde foi formada a cidade de Londrina.
O projeto liderado por Assis Chateaubriand tinha como objetivo estabelecer serviços de radiodifusão e televisão, em todas as modalidades. Foi investido o capital social de Cr$ 500.000,00 (quinhentos mil cruzeiros) e formado o corpo diretivo da empresa, que tinha Edmundo Monteiro como diretor-presidente e Adherbal Stresser como diretor-superintendente. No conselho fiscal estavam Américo Palhares, Renato Lombardi e Benedito Santos, os suplentes eram Osório Monteiro, Godofredo Amaral Penteado e Joaquim de Mattos Gurgel.
O documento inicial registrou como acionistas fundadores: Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo, Edmundo Monteiro, Armando Simoni Pereira, Armando Oliveira, Horácio Sabino Coimbra, Hélio Dias de Moura, Adherbal Stresser, Ronald Sanson Stresser, Alberto Maluf e José Paranhos do Rio Branco. Ficou estabelecido que o montante previsto no capital social eram quinhentas ações no valor nominal de Cr$ 1.000,00, ficando Assis Chateaubriand com trezentas ações e os demais assumindo vinte e cinco cada um.
O lançamento oficial do projeto ocorreu em 20 de janeiro de 1960, no Hotel Monções, com a presença de convidados ilustres. Foram três anos para que o sonho se tornasse realidade. Com a parte burocrática resolvida, era hora de dar vida ao projeto. As instalações da emissora foram planejadas para serem abrigadas em um prédio próprio, sem improvisações ou adaptações. O terreno para a construção do prédio na avenida Tiradentes, onde a emissora continua até os dias de hoje, foi escolhido por José Arrabal, que posteriormente tornou-se o primeiro diretor comercial e geral da TV Coroados.
O local escolhido era uma região tomada por cafezais e raras construções. Coube a Ronald Sanson Stresser a responsabilidade pela construção e pela montagem da emissora. Ronald também foi diretor da TV, trabalhando ao lado de seu pai, o jornalista Adherbal Stresser. O prédio tinha dois pavimentos, com o primeiro abrigando a administração, serviços auxiliares e um estúdio comum. Já o segundo pavimento incluía camarins, área técnica, um auditório e o estúdio principal, onde eram produzidos memoráveis programas ao vivo.
A emissora tinha uma potência de sinal invejável. Alcançou o Norte do Paraná, chegando a cidades como Cornélio Procópio e Maringá, e o interior de São Paulo, sendo, por exemplo, o primeiro sinal de televisão na cidade de Assis.
A tão esperada inauguração da TV Coroados finalmente chegou em 21 de setembro de 1963, sendo a primeira emissora do interior do Sul do Brasil e a segunda do interior do país (a primeira foi a TV Bauru, em 1960). Essa conquista é um dos marcos históricos de Londrina, enquanto símbolo de progresso, pioneirismo e inovação.
Fontes: Rede Paranaense de Televisão (RPC) / Acervo do Museu Histórico de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.