1988
A quinta e atual rodoviária da cidade foi inaugurada oficialmente em 25 de junho de 1988, com suas operações de embarque e desembarque iniciadas dois dias depois. Sua localização estratégica facilita o acesso às principais rodovias da região. Está situada na região central, entre as ruas Jorge Casoni, Potiguares, avenidas Leste-Oeste e Dez de Dezembro. Possui área construída de 16.813,90 m², em um terreno de 57.615,80 m², pertencente à Prefeitura Municipal de Londrina.
O projeto arquitetônico inicial foi criado por Oscar Niemeyer. No entanto, o alto custo estimado para a obra impedia a obra deslanchar. Mas a cidade precisava de uma nova rodoviária para atender a demanda crescente local. Então, o prefeito Wilson Moreira decidiu por alterar o projeto e viabilizou a construção da nova rodoviária, por meio de um sistema de condomínio, visto como inédito no país. Para esse fim, Moreira encarregou os arquitetos Julio Ribeiro e Hely Brétas Barros de realizarem as adequações do projeto.
O Terminal Rodoviário de Londrina é visto como uma das mais funcionais e belas rodoviárias do Brasil. Possui capacidade logística para atender 220 frequências de partidas e chegadas por hora. Números que mostram a capacidade da Rodoviária José Garcia Villar de suportar ainda por muitos anos o crescente fluxo de passageiros, pois atualmente atende a um volume médio de 380 frequências/dia e 6000 usuários/dia.
A gestão do Terminal é realizada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização - CMTU-LD, um órgão da administração indireta da Prefeitura Municipal. Sua atuação é baseada nas diretrizes e deliberações do Conselho de Administração do Condomínio Terminal Rodoviário de Londrina.
Fontes: Terminal Rodoviário de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.