Londrina

Aeroporto de Londrina: a época do ouro verde

1949


Era 1949 quando um terreno na zona Leste de Londrina começou a testemunhar o desenrolar de uma história que ganharia os ares. Ergueu-se, modestamente, uma casa de madeira, marco inaugural do que viria a se tornar o Aeroporto Internacional de Londrina Governador José Richa. Embora discreto em sua origem, aquele local já prenunciava o futuro grandioso reservado à aviação na região e que marcou uma época.

Sete anos depois, em 8 de abril de 1956, a estação de passageiros do aeroporto, na avenida Santos Dumont, concluída sob a gestão do prefeito Antônio Fernandes Sobrinho, foi inaugurada. Por esse período, também foram feitos dois grandes hangares e a pavimentação da pista.

Em 1958, o Aeroporto de Londrina tornou-se o terceiro campo aéreo mais movimentado do Brasil. Era uma época de efervescência e progresso para a região Norte do Paraná, impulsionada pelo avanço do café no interior do país. Maior fluxo de aeronaves do que Londrina, somente era encontrado nos aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e Santos Dumont, no Rio de Janeiro. 

Dados históricos mostram que, em julho de 1959, o movimento diário atingiu seu auge, com mais de 125 operações entre pousos e decolagens, envolvendo voos comerciais regulares, particulares e táxis aéreos. O intenso fluxo aéreo manteve-se até 1962, quando foram registradas mais de 49 mil operações entre pousos e decolagens, com um fluxo de passageiros chegando à marca de 250 mil. 

No ano seguinte, quando começaram a aparecer os efeitos da crise do café, com o declínio da cultura na região, o Aeroporto de Londrina perdeu sua posição de destaque, descendo ao 11º lugar entre os aeroportos brasileiros, em termos de movimento de passageiros e aeronaves. 

O Aeroporto recebeu o nome de José Richa, uma homenagem àquele que foi o 47.º governador do Estado do Paraná, entre os anos de 1983 a 1986, sendo o primeiro governador eleito após o fim do Regime Militar. O Aeroporto Internacional de Londrina está localizado na rua Tenente João Maurício Medeiros, nº  300, bairro Aeroporto. 

Fontes: Aeroporto Internacional de Londrina / Prefeitura Municipal de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.