Londrina

Lojas Hermes Macedo - Londrina

1940


A Lojas Hermes Macedo S/A, ou Lojas HM (1932 - 1997), foi um dos maiores grupos empresariais do comércio varejista do Brasil, com centenas de lojas no país e sede no município de Curitiba. O negócio foi iniciado por Hermes Farias de Macedo, em 1932, quando tinha dezoito anos. Era uma época em que a logística de produtos era difícil, comparado ao que se tem hoje. Por essa razão, muitos paranaenses conheceram certos produtos por meio das Lojas Hermes Macedo.

O negócio prosperou. A expansão pelo Paraná alcançou Londrina no final da década de 1940. A loja ficava na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Sergipe. A HM oferecia uma ampla gama de produtos sob o mesmo teto. Os londrinenses podiam encontrar desde confecções, presentes, eletrodomésticos, artigos de cama, mesa e banho, artigos para pesca, som,  pneus e muito mais. E muitos itens tinham aquele ar de novidade. A loja proporcionava conveniência, economia de tempo e evitava a necessidade de visitar diferentes comércios. Depois, surgiram a unidade da avenida Paraná (Calçadão) com a João Cândido e também o Auto Center HM, no cruzamento das ruas Benjamin Constant e Paraíba. 

As lojas da Hermes Macedo contavam com grande estrutura e áreas amplas, sempre bem cuidadas. A atmosfera era atraente, com vitrines bem elaboradas. As suas fachadas eram alvo de constante renovação, o que tornava o processo de compra mais agradável e convidativo para os consumidores. Uma das maiores atrações da cidade em épocas de Natal era a decoração das unidades, que não se limitava às vitrines, mas também ruas e avenidas próximas, com desfiles alusivos e a chegada do Papai Noel.

Muitas vezes, comprar na HM representava também economia aos londrinenses, pois seus preços eram competitivos; com o poder de compra em grande escala, negociavam preços mais baixos com os fabricantes e fornecedores e essa vantagem competitiva era repassada aos clientes, que podiam encontrar produtos mais acessíveis em comparação com outras lojas. A HM tinha um marketing agressivo, com patrocínios e propaganda nas emissoras de TV e rádio, como também anúncios de página inteira nos principais jornais. Diversas vezes ao ano, eram sorteados brindes para os clientes, incluindo automóveis novos. 

Em seu auge, na década de 1980, chegou a 180 lojas distribuídas pelos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro, quando foi reconhecida como a principal rede de varejo do país. Tornou-se Grupo HM, com a inclusão de novos e diversificados negócios: a Alfa Serviços de Crédito e Informática, Mercúrio Propaganda, HM Náutica, HM Financeira (mais tarde transformada em Banco HM), concessionárias de automóveis e de motocicletas, Auto Center HM e outras empresas de apoio. Eternizou o slogan “Pneu carecou, HM trocou” e o  bordão “Do Rio Grande ao Grande Rio”.

A Hermes Macedo fechou a sua última loja em Londrina em maio de 1997. Entretanto, é possível dizer que ela ainda existe na memória afetiva dos londrinenses. Ex-funcionários desta filial  têm um grupo no Facebook, chamado “HERMES-MACEDO-SA-LONDRINA”, para manter contato e rememorar histórias.

Fontes: Lojas HM – Roselene Neves, Marcos Antonio Dias e integrantes do grupo de ex-Hermacianos, formado por ex-funcionários das Lojas HM de Londrina/ O Londrinense, disponível em https://olondrinense.com.br/  Jornal Panorama / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.