1965
O Hospital do Câncer tornou-se uma das instituições de saúde referenciais de Londrina. Sua história começa em 1949, quando sua idealizadora, a baiana Lucilla Ballalai, chegou à cidade. Com inspiração e transpiração, Ballalai desenvolveu (e estimulou a outros a acompanhá-la em) diversos trabalhos voluntários em prol da população carente. Mas a sua grande marca e legado tem data inaugural em 8 de novembro de 1965, quando foi criado o Centro Norte Paranaense de Pesquisas Médicas, como era chamado o Hospital do Câncer de Londrina.
Em seu primeiro momento, o hospital dedicava-se à prevenção de tumor de colo de útero feminino às moradoras da cidade e região. Com a adesão de voluntários e apoio da comunidade, em 1968 foi iniciada a construção da primeira sede do hospital no centro de Londrina. Então, a organização passou a ser chamada de Instituto de Câncer de Londrina, sendo reconhecida como Utilidade Pública Municipal.
Em 1974 contabilizou nove mil atendimentos. Para atender essa forte e crescente demanda adquiriu terrenos nas proximidades da sede para a construção de novos prédios. No ano seguinte, um marco no atendimento foi o início do programa Arrastão, em alusão ao Plano Integrado de Prevenção do Câncer Ginecológico. O plano tinha caráter itinerante e Lucilla Ballalai foi buscar também o apoio da Viação Garcia, que doou um ônibus e um trailer usados ao programa. No ano de 1978, o Instituto de Câncer de Londrina deu início a um novo plano de prevenção, firmado pelo Ministério da Saúde, e que foi batizado de Precoce.
Lucilla Ballalai faleceu em 1979. Na instituição, o trabalho foi continuado por seu filho, o neurocirurgião Nuno Ballalai.
Fontes: Hospital do Câncer de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.