Londrina

A origem do Santuário Nossa Senhora Aparecida, da Vila Nova

1940


Em um dos primeiros bairros de Londrina, a Vila Nova, localizada ao Norte da área central da cidade, foi erguida uma pequena capela de madeira e nela foi colocada uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Sua inauguração aconteceu em 11 de maio de 1940, conforme registros do jornal Paraná Norte, de 14 de maio daquele ano. Segundo o relato, a capela foi construída pelo pioneiro da cidade e do bairro, Benjamin Nalin, cumprindo uma promessa que ele fez se a filha melhorasse de alguns desmaios dos quais sofria. A inauguração foi realizada com uma procissão da Igreja Matriz com as imagens de Nossa Senhora Aparecida, São Sebastião e Santo Antônio, que dizem que o pioneiro foi buscar no Santuário Nacional de Aparecida.

Em 1952, a capela foi elevada à paróquia pelo bispo da Diocese de Jacarezinho, Dom Geraldo de Proença Sigaud, já que a região da Vila Casoni, inicialmente escolhida para a construção da nova paróquia, não poderia recebê-la por questões de urbanização. Então, a capela da Vila Nova se transformou na segunda paróquia de Londrina, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida. O primeiro pároco chegou em março de 1952. O padre Beno Wenner, da Congregação dos Padres Missionários Xaverianos, assumiu a função. Com o rápido crescimento da Vila Nova, a igrejinha se tornou pequena e o povo, unido ao padre, deu início à construção de uma nova matriz provisória, terminada em 1953. 

Em setembro de 1955 foi lançada a pedra fundamental da igreja e a seguir teve início as obras dos alicerces do novo templo. Pouco tempo depois, a construção parou em razão dos custos com a escola paroquial. Em 1959, o primeiro Bispo de Londrina, Dom Geraldo Fernandes Bijos, designa a direção da  paróquia da Vila Nova aos padres Scalabrinianos (Carlistas). As obras da nova igreja de alvenaria são retomadas e a inauguração acontece em 1960. 

Sua fachada tinha características modernistas, do mesmo modo o campanário anexo à edificação. Em 1965, iniciou-se a construção da torre e no dia 1º de outubro foi recebida a imagem de Nossa Senhora Aparecida, trazida da Basílica de Aparecida. A inauguração da torre aconteceu em 1968.

Ao longo dos anos foram feitas reformas e instaladas melhorias no prédio. Em 1997, o templo recebeu obras em suas partes interna e externa, com o acréscimo de ornamentos na fachada e a criação de espaços de apoio para que ficasse com a aparência de um santuário. A igreja foi elevada à categoria de Santuário de Nossa Senhora Aparecida do Norte do Paraná, pelo arcebispo Dom Albano Cavallin, no dia 12 de outubro daquele ano, sendo assim sua denominação desde então. 

Em 14 de outubro de 2005, o Santuário recebeu a Comenda Ouro Verde, título dado pela Câmara de Vereadores de Londrina em reconhecimento aos seus trabalhos. Um ano depois, em 5 de fevereiro de 2006, assumiu o décimo quarto pároco, o padre Moacir Calza, encerrando-se o ciclo dos padres scalabrinianos (carlistas) e, passando, assim, para a Arquidiocese de Londrina a responsabilidade da administração do santuário.

Em 2019, o local se transformou em Roteiro Oficial de Turismo Religioso do Estado do Paraná, um título que coloca o Santuário na rota de peregrinos. O Santuário de Nossa Senhora Aparecida  está localizado à rua Grajaú, nº 257, Vila Nova.

Fontes: Santuário de Nossa Senhora Aparecida / Roteiro da diversidade religiosa da cidade de Londrina (https://www.educacaopatrimonial.com.br/roteiros-culturais) / Inventário Arquitetônico, E-50 – Diretoria de Patrimônio Histórico-Cultural – Secretaria Municipal de Cultura, 2005. / Codel – Instituto de Desenvolvimento de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.