1948
Não tem como contar a história de Londrina sem fazer referências ao jornal Folha de Londrina e à sua história. A Folha teve seu primeiro exemplar publicado em 13 de novembro de 1948. Nasceu para contar o cotidiano de Londrina, numa versão com quatro páginas standard e com edições semanais. Os sócios eram João Milanez e Correia Neto. Logo, Correia Neto saiu da sociedade e a firma ficou com Milanez.
Em 1952, o jornal comprou uma impressora rotoplana, possibilitando a impressão de grandes tiragens de papel de bobinas. De semanal, passou a ser diário, com oito páginas e notícias internacionais na capa. Adotou o sistema de linotipia, processo de impressão feito por meio de letras de chumbo. Essa transformação aconteceu como consequência da expansão no número de moradores, pois a cidade passou de 20 para 75 mil habitantes em apenas 10 anos.
Londrina vivia a pujança da cultura cafeeira nos anos 1950 e a Folha de Londrina seguia o ritmo. Foi manchete na Folha: “Londrina, segundo maior produtor de café, em 1953. Londrina figura como segundo maior produtor de café do Brasil no ano, com 944.500 arrobas do grão. Os dados são do Serviço de Estatística da Produção do Ministério da Agricultura. Bela Vista do Paraíso e Rolândia ficam em quarto e quinto lugares, respectivamente”. No ano seguinte, deu na Folha: “Exatamente 900 projetos de construção foram aprovados pela prefeitura de Londrina no decorrer de 1954”.
Chegou os anos 1960. A expansão populacional fez surgir os primeiros conjuntos habitacionais na cidade. E a Folha de Londrina continuou investindo. Tornou-se o terceiro jornal do país e o primeiro do interior a adquirir uma impressora offset, sistema que à época revolucionou o mundo gráfico. Como resultado, o jornal ganhou mais nitidez e facilidade de leitura, com maior economia para a empresa, pela rapidez e eficiência do novo sistema.
Entre as notícias internacionais publicadas na capa da Folha, em 29 de agosto de 1963, foi manchete: “Duzentos mil manifestantes nas ruas de Washington exigem igualdade racial. Martin Luther King lidera mais de 200 mil pessoas na Marcha sobre Washington pela igualdade racial”.
Em maio de 1964, o Brasil em estado de exceção. Na capa, a notícia: “Lacerda diz em Paris ser necessário adiar as eleições brasileiras de 65”. Iniciou-se no país a ditadura militar.
No dia 20 de julho de 1969, o jornal publicou em sua capa a manchete: “Homem chega hoje à Lua”. Era um domingo e a Folha estava antecipando um dos principais marcos da história, anunciando que o homem pisaria na Lua, naquela tarde.
Àquela altura, com pouco mais de duas décadas de existência, o jornal Folha de Londrina já era reconhecido como um dos principais periódicos do país.
Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Museu Histórico de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.