1968
Em 1968, a experiência imersiva do super cinerama foi inaugurada na cidade. O até então Cine Londrina adquiriu novos e modernos equipamentos de projeção e passou a exibir filmes no formato. A primeira sessão foi em 7 de fevereiro, já com o Cine Londrina renomeado para Cinerama – Londrina, então, foi a primeira cidade do interior do país a presenciar a tecnologia. A sala tinha uma decoração luxuosa e capacidade para 1.100 lugares.
A novidade já estava sendo alardeada desde o final de 1967. A propaganda, inclusive com anúncio pago no jornal, criou expectativa ao público. O super cinerama foi um enorme sucesso desde o dia de seu lançamento. E possibilitou o resgate de antigas e importantes produções, em 35 e 70 mm.
A inauguração teve as presenças do prefeito José Hosken de Novaes e do bispo Dom Geraldo Fernandes. Junto estavam outras autoridades, a imprensa e convidados. Para os padrões da época, vivenciar uma sessão no Cinerama era uma sensação intensa, imersiva e avassaladora, proporcionada por filmes projetados numa tela gigante e curva, com 23 metros de comprimento, 9,5 metros de altura e 146 graus.
Ficou na memória de muitos frequentadores a música que era sempre tocada quando abriam-se as cortinas e apagavam-se as luzes: uma versão orquestrada da música “Yestarday”, da banda inglesa The Beatles. O Cinerama foi uma “febre” que durou pouco. Funcionou até 1974, sendo sua última sessão no dia 15 de maio. Entre os registros dessa história, cabe o destaque para o estudo ''Projeções em Cinerama e 70 mm em Londrina'', feito pelo pesquisador Carlos José Ribeiro.
Fontes: blog Doc.Londrina, disponível em https://doclondrina.blogspot.com/2012/09/historias-das-salas-de-cinema-cine.html / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.