1999
Fabricada em 1910, a centenária Locomotiva Baldwin foi entregue oficialmente à comunidade londrinense em 2014, no ano em que Londrina completou 80 anos. A iniciativa foi um ato simbólico de preservação da identidade do município, pois a locomotiva faz parte da memória local, visto que assemelha-se às máquinas que circulavam na região nos tempos áureos do café nos anos 1930, período em que a ferrovia era símbolo de modernidade.
Por mais de 70 anos a Baldwin, locomotiva a vapor de quase 40 toneladas e 12 metros de comprimento, apelidada de “Maria Fumaça”, pertenceu à extinta Companhia Douradense de Estradas de Ferro (CDEF), além da Companhia Paulista de Estrada de Ferro. De Jundiaí, onde esteve exposta por quase 30 anos, a locomotiva foi transferida para Londrina em 1999, sendo repassada à Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O planejamento e a execução do processo de restauro da locomotiva foram viabilizados por meio de parcerias. O restauro custou, em valores da época, R$ 140 mil, e participaram a Secretaria de Cultura do Município, a Associação de Amigos do Museu (ASAM), o projeto UnE Design da Unopar, a Faculdade de Tecnologia SENAI de Londrina, além do Departamento de História e do Centro de Letras e Ciências Humanas (CCH), e da equipe da Prefeitura do Campus Universitário (PCU).
No longo processo de restauro foram realizados serviços de funilaria, pintura e reposição de peças, como a confecção do sino de bronze, contra-manivelas, apito de ar, entre outras. A locomotiva também passou por serviços de jateamento abrasivo, técnica usada na retirada de ferrugem, visando estabilizar o processo de corrosão do material e evitar a deterioração.
A Locomotiva Baldwin encontra-se exposta permanentemente no pátio do Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss, junto com o carro ferroviário de passageiros, restaurado em 2012, e o carro pagador. O Museu fica na rua Benjamin Constant, nº 900, Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 9 às 11h30 e das 14h30 às 17h30, e sábado e domingo, das 9 às 11h30 e das 13h30 às 17 horas.
Fontes: Acervo Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Agência UEL de Notícias / Acervo Londrina Histórica.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.