1950
O aeroporto Afonso Pena - como a própria foto informa, é o aeródromo de "Curitiba" - mesmo estando localizado em São José dos Pinhais. Inaugurado em 1944 como base militar, tinha posição estratégica por dois motivos: pela proximidade com o mar e pela região montanhosa em que está situado, que, com a névoa, gera uma camuflagem "natural" aos aviões. Os dois fatores foram considerados "estratégicos" durante a década de 1940, sobretudo pelo fator da Segunda Guerra Mundial.
Ocorre que hoje o local do aeroporto gera um problema, principalmente nos períodos de nevoeiro intenso. Em 1946, o equipamento passou a ser utilizado comercialmente. No ano de 1974, a Infraero assumiu sua operação.
Até 1997, a aviação regional acontecia no aeroporto do Bacacheri, em Curitiba. Com o fim de suas atividades, o Afonso Pena se consolidou como principal aeroporto do Paraná, recebendo, inclusive, voos internacionais.
Com uma área total de 3,6 milhões de m², o aeroporto Afonso Pena possui duas pistas de pouso e decolagem, além de uma moderna estrutura para atender os passageiros. O terminal de passageiros tem capacidade para cerca de 14 milhões de passageiros por ano, e conta com mais de 60 lojas, restaurantes, cafeterias e serviços de conveniência.
Fontes: Acervo Curitiba Histórica / Portal do Aeroporto Afonso Pena.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.